Ermida de Santo André do Outeiro

IPA.00004395
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Arquitectura religiosa, gótica. Monumento típico do ciclo dionisino da arquitectura mendicante. Pinturas murais, indiciando remontar ao séc. 15, inspiradas na azulejaria gótica sevilhana.
Número IPA Antigo: PT040706030024
 
Registo visualizado 399 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, rectangular, orientada, composta pela articulação horizontal de nave de três tramos e planta rectangular com ábside de planta semicircular. Não subsistem vestígios das coberturas exteriores nem a fachada da frontaria. As fachadas laterais são rasgadas por esguias 3 esguias frestas de arco quebrado, 1 em cada tramo, e por um pequeno pórtico no 1º tramo, de arco quebrado na lateral S. e de arco compósito, de verga horizontal sobre mísulas em segmento de arco de volta perfeita, na lateral N.. A fachada da testeira é rasgada por fresta similar das restantes. Pelo interior não restam indícios da cobertura da nave, conservando-se o arco formeiro de passagem do 2º para o 3º tramo, duplo de volta perfeita assente em capitéis de poliédricos sobre fustes sextavados. A ábside de planta semicircular é coberta de cúpula polinervada, com a cruzaria a descansar sobre capitéis poliédricos e fustes sextavados. O arco triunfal, quebrado, é suportado por capitéis de crochet e fustes sextavados. Várias pinturas murais, em vários extractos, revestem os paramentos da nave e da ábside.

Acessos

EM de Montemor-o-Novo para Mora, a c. 2 km de Montemor-o-Novo; a ermida vislumbra-se coroando um cabeço dominante a O., a c. de 100 m da EM

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, destacado, harmónico; em cabeço de cota dominante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1316 - fundação (atr. ESPANCA, 1975); 1354 - doada ao Hospital do Espírito Santo de Montemor-o-Novo (atr. ESPANCA, 1975); 1954 - relatório da DREMS informando a existência de um marco geodésico sobre a abóbada da ábside a provocar fendas, e propondo a remoção do mesmo; 1999, 16 Setembro - visita de técnicos da DGEMN e elaboração da Carta de Risco do imóvel; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria, cantaria de granito, estuque pintado, tijolo

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, 1975, LOPES, Gonçalo, "A Ermida de Santo André do Outeiro. Uma abordagem de aqueologia da arquitectura", Almansor- Revista de Cultura (2ª série), nº 7, 2008, pp. 55-80 (não consultado).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco, DGEMN/DSARH

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. Na cobertura da capela-mor encontra-se instalado um marco geodésico.

Autor e Data

Castro Nunes 1995

Actualização

Margarida Tavares e Anouk Costa 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login