Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Mourão

IPA.00004366
Portugal, Évora, Mourão, Mourão
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja de misericórdia de nave única e capela-mor.
Número IPA Antigo: PT040708030004
 
Registo visualizado 308 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta composta, longitudinal, volumes articulados na vertical. Cobertura diferenciada em telhado. Fachada principal a S., sem elementos divisores. Portal simples encimado por volutas com enrolamento, coruchéus e escudo nacional coroado e cronografado. Por cima do portal o janelão simples, gradeado. Empena triangular cunhada por pilastras e acrotérios nas extremidades. Fachada O. marcada pela diversidade dos volumes e das coberturas, sem vãos ou elementos divisores. INTERIOR: espaço único, iluminado pelo janelão da fachada, nave de planta rectangular dividida em três tramos de arcos redondos. Corpo da nave coberto de sepulturas insculturadas e numeradas. Guarda vento em madeira almofadada com decoração floral. Púlpito rectangular com balaustres. Cobertura em abóbada de meio canhão. Arco triunfal de volta perfeita apilastrado com escudo real ao centro. Capela-mor de planta rectangular com cobertura em abóbada; retábulo de talha dourada e policromada com decorações florais, meias pilastras, lambrequins e arco pleno onde está exposto o Santíssimo Sacramento. Sacristia de planta rectangular, conserva o paramenteiro lavabo decorado por carrancas antropomórficas, frontão de volutas e a cruz latina no eixo.

Acessos

Praça da República

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Edifício de gaveto com frontaria para a praça central da vila, ajardinada, e adossado ao antigo Hospital da Misericórdia. Perto do edifício dos paços do concelho e da capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco (v. PT040708030005) à qual está ligada por arcobotante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1548 - Fundação da Misericórdia; 1599 - principais privilégios da Misericórdia de Lisboa atribuídos à Misericórdia de Mourão pelo rei Filipe II. 1657 - até esta data a Mesa funcionou em edifícios entretanto destruídos pela guerras da Restauração, tendo depois funcionado em vários sítios, entre os quais a ermida de Santa Margarida, hoje inexistente; 1719 - o actual edifício já estava iniciado e adjudicaram-se neste ano as construções da capela-mor, da sacristia, do púlpito e da tribuna da irmandade, empreitada no valor de 474 00 rs.; 1743 - execução do trabalho escultórico do portal; Sec. 20, inícios - destruição dos contrafortes da fachada O.; 1965 - derrocada de grande parte da cobertura da nave, em virtude da destruição dos contrafortes, posteriormente reconstruída; construção de arcobotante de protecção do edifício e que liga este à Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco ( v. 0708030005 ); 1975 - cedência da igreja à Câmara Municipal de Mourão para funcionamento da Biblioteca Municipal; destruição da maior parte da imaginária e dos altares laterais, da tribuna da Irmandade; construção de uma escada directa de acesso ao coro-alto a partir da nave;1996 - 1997 - Obras de recuperação do edifício promovidas pela Santa Casa da Misericórdia de Mourão; 1998 - inauguração das obras e reabertura da igreja ao culto religioso.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, mármore (portal da entrada, lavabo) xisto (pavimentos, moldura do janelão), madeira (retábulo, guarda-vento, tribuna da irmandade) ferro (grade do janelão da frontaria).

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia de Mourão

Intervenção Realizada

Santa Casa da Misericórdia de Mourão, 1996 - 1997 - recuperação do edifício para reiniciar o culto religioso.

Observações

No edifício guarda-se o valioso arquivo da Misericórdia, com manuscritos desde 1548 e as telas do Calvário de Jesus dos Passos da vila. Antes da destruição e da ocupação imprópria do edifício existiam um altar do lado da Epístola (Senhor Morto) e um do lado do Evangelho (São João Evangelista) junto da capela-mor, a tribuna da irmandade dividida em balcão de seis corpos com a bancada dos mordomos e a cadeira do provedor com as armas da Misericórdia e do reino.

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login