Capela de São João Baptista

IPA.00004324
Portugal, Beja, Vidigueira, Vidigueira
 
Arquitectura religiosa, vernacular. Capela de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa e sacristia adossada. Fachada principal em empena, com vãos em eixo composto por portal de verga recta, encimado por janela, surgindo os alaçdos circunscritos por cunhais apilastrados. Coberturas em abóbada de berço e existência de púlpito no lado Evangelho.
Número IPA Antigo: PT040214030010
 
Registo visualizado 355 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta por nave e capela-mor mais estreita, e tendo adossados, do lado esquerdo, a sacristia e o corredor de acesso ao púlpito. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas. Fachada principal voltada a N., de um pano definido por cunhais, em empena com cornija compósita, tendo, nos acrotérios laterais, pináculos piramidais e cruz de cantaria no acrotério central. Portal em cantaria, de verga recta, adintelado, sobrepujado por cruz e óculo circular. Alçado lateral O. de três panos cegos, definidos por cunhais rematados por pináculos piramidais. Alçado lateral E. de três panos, rasgando-se no terceiro a janela da sacristia e, no ângulo N. do mesmo pano, ergue-se um pequeno campanário, encimado por pináculo piramidal; no segundo pano, abrem-se a porta da sacristia e uma fresta de iluminação, sendo o primeiro cego. Alçado S. de dois panos cegos, separados por cunhais. INTERIOR de uma nave coberta por abóboda de berço que arranca de cornija, tendo, do lado do Evangelho, o púlpito com grade de madeira assente em bacia de cantaria. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e degrau. Altar-mor precedido por três degraus e ladeado por mísulas de alvenaria; nicho de alvenaria. Na parede do lado do Evangelho, rasga-se a porta de acesso à sacristia, que possui lavabo de cantaria, janela e porta de acesso às escadas do púlpito.

Acessos

Saída da vila para Beja, junto ao Cemitério Público

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, em destaque, sobre uma suave elevação, tendo adossado o Cemitério Público.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Funerária: capela mortuária

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção; séc. 19 - grade do púlpito e altar-mor.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura em telha lusa, pavimento de tijoleira, portal e elementos secundários de cantaria.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, vol.1, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU:DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Vidigueira: 1996 / 1997 - obras de recuperação geral, com substituição da cobertura, reparação de rebocos e caiação.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1997

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login