Casa das Brolhas

IPA.00004303
Portugal, Viseu, Lamego, Lamego (Almacave e Sé)
 
Casa nobre barroca, de planta quadrada, horizontal, 2 andares, andar nobre superior, articulação da fachada por pilastras, escadaria interior, sentido frontal da composição. Abóbadas e colunas do séc. 15, na cozinha.
Número IPA Antigo: PT011805210017
 
Registo visualizado 1173 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta quadrangular com pátio central

Descrição

Planta centralizada, composta, irregular, formando pátio interior pelo acrescento de construções modernas; volumes articulados com disposição horizontalista das massas e coberturas diferenciadas de telhados de 1, 2 e 4 águas. Fachada principal orientada a SO. com 5 corpos divididos por pilastras e 2 pisos rematados por platibanda e frontão triangular. O 1º. piso apresenta 2 janelas de arco rebaixado em cada 1 dos 4 corpos laterais que enquadram o pano central composto pelo portão de arco rebaixado ladeado por duas colunas, com uma janela de cada lado igual às restantes. 2º piso com 11 janelas de maiores dimensões e de igual recorte que as do 1º, à excepção da central, sobre o portão de entrada, encimada com frontão e, sobre ele, tímpano armoriado. Alçado NO. de 3 pisos. 1º: porta lateral com alpendre; fenestrações quadrangulares. 2º: fenestrações de arco abatido. 3º: fenestrações rectangulares; platibanda. Alçado NE. de corpos assimétricos, reentrantes e salientes, com fenestrações em diversos planos e de diferentes perfis e épocas. Alçado SE.: 3 pisos. 1º: porta de acesso e fenestrações rectangulares de arco quebrado. 2º piso: fenestrações iguais às do piso térreo; varandas de sacada. 3º piso: janelas de molduras polilobadas; platibanda. O interior de 2 pisos com divisões comunicantes entre si. Átrio coberto, vazado de ambos os lados formando túnel, de arco abatido conduzente ao pátio interior, a céu aberto, de planta irregular, rodeado de construções, algumas incaracterísticas, não pertencendo à traça do imóvel. Do átrio sai a escadaria central, com rodapé de azulejos do Séc. 18, formando patamar e subdividindo-se em duas, dando acesso ao piso nobre. No 2º piso: divisões comunicantes entre si, decoradas com pinturas e tectos estucados; escadaria de madeira de acesso ao piso térreo. A nível do 1º piso, abobadamento sustentado por grossas colunas do Séc. 15.

Acessos

Rua Macário de Castro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, em superfície plana, destacado, ladeado por muro e quinta com zona florestal e de jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1777 - reedificação, sobre antiga casa, do actual imóvel.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista (1º piso alçado NE.).

Materiais

Granito, alvenaria e cantaria, revestimento de reboco, madeiras

Bibliografia

PROENÇA, Raul, Dir. de, Guia de Portugal, V Vol. Trás-os-Montes e Alto Douro, Lisboa, 1988; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1988 Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol 14, Lisboa, s.d., LARANJO, F. J. Cordeiro, Vultos e Ruas de Lamego, Lamego, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1996 / 1997 - reparação das coberturas.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

Lúcia Pessoa 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login