Casa Grande de Oliveira do Conde

IPA.00004295
Portugal, Viseu, Carregal do Sal, Oliveira do Conde
 
Casa nobre tardo-barroca, de planta rectangular, evoluindo em dois pisos, com capela apresentando, na fachada principal, uma simetria perfeita, surgindo, a contrapor o corpo da capela, outro de estrutura semelhante, correspondente às primitivas cavalariças. Portal principal armoriado rasga-se no centro, constituindo um eixo, que se prolonga na janela de sacada do segundo piso e no encurvamento da cornija. Fenestrações intensamente decoradas. Escadaria principal interior, que acede a divisões comunicantes entre si e à capela com coro-alto e retábulo-mor de talha dourada e policroma, do estilo rococó.
Número IPA Antigo: PT021802040006
 
Registo visualizado 547 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, composta, irregular de volumes articulados e disposição horizontalista das massas. Coberturas diferenciadas a duas e quatro águas. Alçados rebocados e pintados de branco, com remate em cornija e embasamento marcado. Fachada principal voltada a NE., com o corpo principal de dois pisos, o primeiro composto por pórtico ladeado por fenestrações emolduradas, com avental e remate em concha e óculos polilobados. No segundo piso, varanda sobre o pórtico, ladeada por oito janelas de guilhotina emolduradas, com avental, encimadas igualmente por conchas. Remate em cornija, que, sobre o pórtico e varanda, se torna curva, para comportar a pedra de armas. No mesmo plano da fachada principal e divididos por pilastras, adossam-se dois corpos. De um lado, a capela com portal emoldurado por pilastras e friso, sobre o qual se desenvolve um frontão curvo interrompido e um óculo polilobado. Já no telhado, frontão curvo encimado por cruz, surgindo, sobre o remate, pináculos. No outro extremo do alçado, pórtico semelhante ao da capela à excepção do óculo que aqui é cego. Alçado SE. de dois pisos, o primeiro rasgado por porta e janelas de recortes curvos semelhantes. No segundo, cinco janelas de guilhotina emolduradas. Alçado SO. composto por três corpos de distinta planimetria e volume, com fenestrações diferenciadas dispostas irregularmente, algumas constituindo portas de acesso ao interior. Alçado NO. com porta de acesso e quatro fenestrações em diferentes planos e de diferentes perfis. No INTERIOR, átrio comunicante no piso térreo com divisões incaracterísticas e com capela. O acesso ao segundo piso faz-se através de um arco abatido que dá acesso a escadaria que, formando patamar, se divide lateralmente em dois, dando acesso, no segundo piso, à entrada para o salão nobre, emoldurada por pilastras e rematada por frontão curvo interrompido. Divisões incaracterísticas comunicantes entre si, em ruínas. Capela de nave única com abóbada a pleno centro assente em cornija, coro-alto e retábulo-mor de talha.

Acessos

EN 234, ao Km. 78, para Oliveira do Conde a 1 Km, na Rua Nova (via principal)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, em superfície ligeiramente inclinada, isolado confina com a via pública, separado por muro e quinta. Junto, situa-se o Solar dos Soares de Albergaria (v. PT021802040005).

Descrição Complementar

Retábulo-mor composto por nicho central com moldura encurvada, ladeado por quatro colunas de fuste liso com o terço inferior marcado por festões e capitéis coríntios. Sobre estas, frontão interrompido com dois anjos e espaldar com cornija borromínica e decoração vazada com concheados. Na base do nicho, o sacrário. Altar em forma de urna, com o frontal ostentando decoração fitomórfica.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Manuel Lourenço (atr., 1729)

Cronologia

Séc. 18 - existência de um imóvel no local, construído talvez pelo pedreiro de Vila Nova de Cerveira, Manuel Lourenço; 1838 - construção do imóvel pelo futuro 1.º visconde de Oliveira do Conde, Miguel Borges de Castro Tavares de Azevedo, natural de Anceriz, após o seu casamento com Ana Soares de Albergaria, num local que talvez pertecensse à Casa dos Soares de Albergaria.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; estruturas mistas.

Materiais

Granito, rebocos e madeiras.

Bibliografia

Guia de Portugal, vol. III - Beira - II Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1985; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1988; MARQUES, Hermínio da Cunha, Carregal do Sal no Coração da Beira, Carregal do Sal, 1995; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. II, Viseu, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login