Casa de Treixedo / Solar Visconde de Treixedo / Banco Montepio Geral

IPA.00004289
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Arquitectura residencial, barroca, Solar urbano de planta rectangular, horizontal, 2 andares, andar nobre superior avaliado pela concepção das janelas, articulação das fachadas por pilastras lisas, escadaria de interior, sentido frontal da composição.
Número IPA Antigo: PT021823240015
 
Registo visualizado 679 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta longitudinal; disposição horizontalista das massas; formada por um grande corpo central e dois pequenos laterais no mesmo plano, ligados por pilastras; cobertura diferenciada em telhado a 1 e 2 águas. Fachada Principal: Orientada a O. de 2 pisos no corpo principal e 3 no que a ladeia a S.. O 1º piso do corpo principal com 8 janelas rectangulares de moldura granítica e avental. Simetricamente duas entradas com moldura granítica, frontão partido e heráldica. Corpos laterais, cada um com janela igual às do corpo principal. Duas entradas simétricas, de moldura granítica, frontão partido e encimadas por heráldica, que invadem o registo superior; no 2º piso igual número de janelas e disposição só que estas de molduras e aventais mais decorados; frontões triangulares; cornija; beiral saliente no corpo principal; 3º piso do corpo lateral: 1 janela de frontão triangular partido; beiral moderno igual ao do corpo principal assente sobre cornija. Alçado N. e S. adossados a construções. Alçado E. 1º. piso com porta de acesso, 7 janelas rectangulares; corpo incaracterístico de planta rectangular. 2º piso 11 varandas; 3º piso 11 janelas rectangulares. INTERIOR: Descaracterizado pela adaptação a novas funções; no corpo principal molduras de arcos a pleno centro, no centro do espaço das instalações bancárias.

Acessos

Rua Direita, n.º 88 a 94. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,659030, long.: -7,910441

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Publico, Decreto n.º 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Urbano, em terreno plano, destacado; localiza-se em artéria principal da cidade. Adossado a edifícios e nas traseiras incorporado em jardim privativo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Serviços: banco

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Ferreira de Almeida (1980-1983).

Cronologia

Séc. 18 - 1ª metade - mandada construir pela família dos Almeidas Cardosos Cequeira de Sousa, passou para a família Queiroz (Viscondessa de Treixedo); 1980-1983 - o Montepio Geral instala-se no local, tendo sido feitas obras de adaptação, conforme projecto do arquitecto Ferreira de Almeida.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, alvenaria e cantaria, revestimento de reboco, madeiras.

Bibliografia

MOREIRA, F. de Almeida, Imagens de Viseu, Porto, 1937; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 36, Lisboa; CORREIA, Alberto, Viseu, Colecção Cidades e Vilas de Portugal, Lisboa, 1989; COSTA, Jorge Braga da e CRUZ, Júlio, Monumentalidade Visiense, Viseu, AVIS, 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

A heráldica é composta pelo brasão dos Moreiras, Castelo-Brancos, Cardosos e Vasconcelos, o outro com as dos Moreiras, Lacerdas, Figueiredos e Cardosos

Autor e Data

João Carvalho 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login