Castelo Engenheiro Silva

IPA.00004273
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Buarcos
 
Casa abastada ecléctica, emblemática da Figueira da Foz balnear, do princípio do século.
Número IPA Antigo: PT020605110021
 
Registo visualizado 715 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta simples quadrangular, coberturas diferenciadas em telhado de duas águas, zimbório e terraço ; fachada N. com três registos divididos por friso longitudinal, o primeiro registo com quatro portas e janela em volta perfeita decorada com moldura esculpida; segundo registo com três janelas de sacada, em volta perfeita com molduras decoradas, tendo a mais próximo da esquina varanda decorada com matacães; terceiro registo com três janelas, sendo a central em arco a pleno centro e as outras de verga recta. Acima, coroamento em machicolis e cornija com merlõe; na esquina apresenta corpo central saliente de planta circular em forma de torre fortificada, com dois registos divididos por friso, no primeiro porta e duas frestas, no segundo apenas duas frestas, sendo o coroamento idêntico ao restante edifício, marcado com terraço circular; acima, janela de sacada a dar para este varandim coroada por mísula em forma de guarita tendo por detrás merlões, apresentando zimbório em plano posterior; fachada E., a mais regular, é composta por igual número de registos, com porta a pleno centro e três janelas de idêntico perfil, decoradas do mesmo modo que o primeiro registo, abrindo-se acima quatro janelas, duas geminadas, permitindo o acesso a um varandim fortificado; o terceiro registo apresenta telhado de duas águas e duas águas-furtadas, encoberto pelos merlões que coroam a platibanda. INTERIOR: habitações nos pisos dois e três.

Acessos

Figueira da Foz (São Julião), Avenida 25 de Abril

Protecção

Em vias de classificação *1

Enquadramento

Urbano, sobranceiro ao mar numa esplanada ampla, adjacente à Avenida Marginal e em plano mais elevado, frente à torre do relógio, posicionado em esquina no quarteirão, adossado ao Edifício do Antigo Turismo ( v.PT020605110029 ) e a outros edifícios, alguns dissonantes. A O. tem início a Rua Cândido dos Reis que conduz ao antigo Casino Oceano. A S. a Avenida Saraiva de Carvalho limita o quarteirão em que se insere. Possui vastas panorâmicas sobre o mar e cidade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Em obras

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1999, agosto - assinado o Auto de cessão definitivo pelo Presidente da Câmara passando o Castelo Engenheiro Silva para a posse do Município; 2016, 03 agosto - publicação da abertura do procedimento de classificação do edifício, em conjunto com o Edifício do Turismo e a Casa das Conchas, em Edital n.º 682/2016, DR, 2.ª série, n.º 148.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura autónoma.

Materiais

Alvenaria, pedra, madeira, vidro, telha, betão, alumínio, azulejo.

Bibliografia

Boletim Informativo nº4, Figueira da Foz, 2 Janeiro 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1- Proposta de classificação conjunta da Esplanada Silva Guimarães (v. IPA.00005911), Castelo Engenheiro Silva (v. IPA.00004273), Edifício do Antigo Turismo (v. IPA.00006981) e Casa das Conchas (IPA.00006982).

Autor e Data

Maria Bonina e Fernando Grilo 1996

Actualização

Luìs Ferraz (Contribuinte externo) 2018
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login