Pelourinho de Santa Comba Dão

IPA.00004236
Portugal, Viseu, Santa Comba Dão, União das freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro
 
Memória de pelourinho oitocentista, de pinha piramidal embolada, com soco quadrangular de três degraus e fuste torso com colunelos. Alto capitel e dupla pirâmide, encimadas por elemento heráldico. Fuste torso de espiras muito fechadas, possuindo alto capitel ornado por losangos. No topo, esfera armilar.
Número IPA Antigo: PT021814040004
 
Registo visualizado 472 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Memória de pelourinho    

Descrição

Estrutura em cantaria de granito, composta por soco quadrangular de três degraus escalonados, de arestas chanfradas. Base cúbica com almofadas nas quatro faces e fuste torso de espiras muito fechadas, encimado por anel saliente onde assenta um cilindro com quatro losangos gravados. Capitel de ábaco quadrangular saliente e tronco de pirâmide, seguido de outro quadrado menor, encimado por cone liso onde se crava uma esfera armilar de ferro.

Acessos

Largo do Município. WGS84 (graus decimais) lat.: 40.396594; long.: -8.132110

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 23 122, DG, 1.ª série, n.º 231 de 11 outubro 1933 / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 247 de 24 outubro 1966 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, tendo como elementos separadores quatro frades cantonais relativamente aos degraus, circundado por edifícios de três pisos a E., S. e O., incluindo o da Câmara Municipal, arruamentos e uma ribeira a N..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comemorativa: memória de pelourinho

Utilização Actual

Comemorativa: memória de pelourinho

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Autarquia Local, Artº 3º, Dec. nº 23 122, 11 Outubro 1933

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: João Ferreira de Lima (1895).

Cronologia

1514, 12 Setembro - concessão de foral por D. Manuel I; época provável da construção do pelourinho velho situado defronte da antiga Casa do Concelho dos Vizinhos de Santa Comba, no actual Largo do Engenheiro Urbano, a N. do Largo do Município, perto do chafariz; o pelourinho velho possuía fuste torso à esquerda, de quatro vergas, ábaco circular liso, capitel decorado com motivos vegetalistas e remate em peça cónica torsa, de estrias pouco profundas *2; 1708 - a povoação, com 200 vizinhos, é dos Bispos de Coimbra, entrando em correição o Ouvidor de Arganil; tem 2 juízes ordinários, vereadores, um procurador do concelho, escrivão da câmara, juiz dos órfãos com o respectivo escrivão e um tabelião; pertence à Provedoria de Viseu; 1758, 23 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Inácio José Gomes da Silva, é referido que a povoação, com 153 fogos, é da comarca de Viseu, e pertence ao Bispo de Coimbra; tem juiz ordinário, posto pela Mitra de Coimbra, com câmara e cadeia; 1895 - o pelourinho velho foi apeado do local original, por iniciativa da Câmara, para ser transferido para defronte do actual edifício dos Paços do Concelho; durante a remontagem no Largo do Município o fuste quebrou-se em vários pedaços e o pedreiro encarregue da obra, João Lima, executou um novo pelourinho que pretendia ser cópia do original; os fragmentos do pelourinho velho foram vendidos em hasta pública pela Câmara, reaproveitados e disseminados pela vila; 1928 / 1929 - descobriu-se numa casa local o remate do pelourinho velho, a servir de poial a um pilar que sustentava uma varanda, e quatro fragmentos do fuste, igualmente em casas particulares, dois deles a servirem de apoio a uma latada; 1931 - os cinco fragmentos encontrados foram guardados no edifício dos Paços do Concelho, no corredor de acesso à Biblioteca, aí permanecendo pelo menos até 1950; 1959, 27 julho - fixação da Zona Especial de Proteção conjunta do Pelourinho e Casa dos Arcos, publicada em portaria, DG, 2.ª série, n.º 174, revogada pela portaria de 1966.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Estrutura em cantatia de granito; esfera armilar de ferro.

Bibliografia

AZEVEDO, Correia de, Terras com Foral e Pelourinho das Províncias do Minho, Trás os Montes, Alto Douro e Beira, Porto, 1967; CHAVES, Luis, Os Pelourinhos, Elementos para o seu Catálogo Geral, Lisboa, 1939, p. 84; COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza, vol. II, Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1708; GONÇALVES, Henrique Almeida, O Pelourinho de Santa Comba Dão, in Santacombadense, 13 e 27 Dezembro 1931 (trata-se de apontamentos coligidos por Henrique Almeida Gonçalves e gentilmente cedidos pelo vereador Sr. Lauro de Figueiredo Gonçalves; MALAFAIA, E.B. de Ataíde, Pelourinhos Portugueses - tentâmen de inventário geral, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1997; REAL, Mário Guedes, Pelourinhos da Beira Alta, Santa Comba Dão, vol. VI, 1947, pp. 227-240, SOUSA, Júlio Rocha e, Pelourinhos do Distrito de Viseu, Viseu, 1998; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72875 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH; DGARQ/TT: Memórias Paroquiais (vol. 11, n.º 360, fl. 2473-2480)

Intervenção Realizada

1959 / 1960 - estudo de restauro e valorização do Largo do Município executado pelo Arquitecto António Portugal; a Câmara Municipal sugere algumas alterações ao projecto e é elaborado novo estudo de urbanização pelo Arquitecto Luis Amoroso Lopes; 1962 - realização de uma obra particular na Zona de Protecção do Pelourinho, autorizada pela Câmara mas sem aprovação legal; 1963 - novo esquema de urbanização e arranjos do Largo do Município, com execução das demolições previstas.

Observações

*1 - Zona Especial de Proteção conjunta do Pelourinho e Casa dos Arcos. *2 - segundo foto de finais do séc. 19 cedida pelo Sr. Lauro de Figueiredo Gonçalves, vereador da CMSCD, do arquivo pessoal de seu pai Henrique de Almeida Gonsalves; o pelourinho velho serviu de modelo aos de Couto do Mosteiro e de São João de Areias do mesmo concelho.

Autor e Data

Madeira Portugal 1991 / Lina Marques 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login