Cruzeiro na Estrada Nacional / Cruzeiro de Santa Marta

IPA.00000423
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Santa Marta de Portuzelo
 
Cruzeiro de caminho ou encruzilhada, de construção setecentista, de grande riqueza decorativa integrado na tradição de cruzeiros do Norte do país. Possui algumas semelhanças com os cruzeiros de Venade, em Caminha, e com o de São Pedro, de Arcos, entre outros. Todos os seus elementos constitutivos surgem esculpidos, não só com elementos naturalistas e florais, como até mesmo enriquecidos por grupos escultóricos, caso da Virgem com o Menino, anjos do capitel e o próprio Cristo na cruz de remate, dinamizando assim todo o conjunto.
Número IPA Antigo: PT011609280014
 
Registo visualizado 303 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro de caminho  Tipo coluna e cruz

Descrição

Soco formado por 6 degraus octogonais escalonados, onde assenta coluna com base de linhas curvilíneas ornado de grinaldas e folhas entrelaçadas; fuste torso com flores nos intervalos e, tendo no topo, sobre mísula, grupo escultórico representando a Virgem com o Menino. Capitel esculpido destacando-se 4 anjos de mãos dadas. Remate em cruz latina, com hastes laterais de remate piramidal e a superior com cartela, e com Cristo esculpido.

Acessos

Santa Marta de Portuzelo, Avenida Comendador Parente Ribeiro, EN. 202. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,709188; long.: -8,775497

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 40 684, DG, 1.ª série, n.º 146 de 13 julho 1956

Enquadramento

Urbano isolado, implantação harmónica. Ergue-se desafogadamente numa praça, no centro da povoação e para o qual confluêm várias estradas, e a poucos metros da igreja paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Época provávelde construção; 2019, 16 maio - Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova, por unanimidade, intervenções no valor de 90 mil euros na recuperação de três igrejas nas freguesias de Serreleis, São Lourenço da Montaria e Subportela, no âmbito do programa Valorizar o Património, e no qual incluirá ainda a recuperação do Cruzeiro de Santa Marta de Portuzelo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autoportante.

Materiais

Granito

Bibliografia

CHAVES, Luís, Os Pelourinhos e os Cruzeiros in Arte Portuguesa, Lisboa, s.d., p. 75-104; CRESPO, José, Pelourinhos. Cruzeiros. Forcas. in Cadernos Vianenses, vol. 6, Viana do Castelo, 1981, p. 97-112.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login