Capela da Mãe de Deus

IPA.00004162
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Santa Cruz, Caniço
 
Arquitectura religiosa, manuelina. Igreja manuelina de planta longitudinal, de uma só nave, alta, com tecto de madeira, e capela-mor abobadada, e fachada principal simples terminada em empena.
Número IPA Antigo: PT062209030003
 
Registo visualizado 761 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta de uma só nave, capela-mor quadrangular e sacristia rectangular adossada a S.. Volumes articulados com coberturas a uma água na sacristia e a duas na capela. Frontispício orientado a E., com portal de arco pleno em cantaria rija sobre colunelos com bases trabalhadas e capitéis esculpidos com motivos vegetalistas, encimado por óculo circular de forte enxalço e interior rendilhado; remate em empena tendo no vértice cruz de Cristo também em cantaria. Capela-mor coroada de merlões e ostentando gárgulas nos cunhais. Nas fachadas laterais três frestas de cantaria vermelha. INTERIOR com um desnível para o altar-mor, silhar de azulejos de padrão, porta lateral de acesso à sacristia de arco quebrado sobre colunelos lisos e encimado por uma maçaroca estilizada saindo entre folhas. Tecto de madeira em masseira. Arco triunfal de volta perfeita sobre colunelos. Capela-mor com abóbada nervada simples assente em mísulas, rematada no centro por um bocete decorado com elementos vegetalistas; retábulo-mor de madeira pintada a branco e dourado, de dois registos, com pilastras decoradas intercalando quatro pinturas a óleo sobre madeira, figurando Santa Catarina de Alexandria e Santo António à direita, Santiago e São João Baptista à esquerda; ao centro sacrário, tendo representado na porta o Cálice con a Hóstia Eucarística, e oratório com a imagem da Madre de Deus e superiormente remate em frontão triangular com desenho vegetalista no tímpano.

Acessos

Caniço, Sítio da Mãe de Deus; Caminho da Mãe de Deus

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 37 077, DG, 1.ª série, n.º 228 de 29 setembro 1948

Enquadramento

Rural, isolada, junto da estrada municipal, rodeada de terrenos agrícolas e habitações.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTO: Diogo Contreiras (séc. 16).

Cronologia

Séc. 16 - construção inicial atribuída a Isabel e Leonor Álvares, também conhecida pela alcunha de "As Moças"; a capela, fundada pela família Salvago, que ali teve terras de sesmaria, foi sede de morgado e de instituição vincular com encargos pios, transmitidos de geração em geração; 1552 - a donatária Isabel Afonso adquire no continente o retábulo da capela-mor, pintado pelo pintor lisboeta Diogo Contreiras; séc. 18 - obras de conservação; 1937 - adquirida pela população local; 1940, 26 setembro - publicação de Decreto nº 30 762, no DG, 1.ª série, n.º 225, determinando a classificação da Capela da Mãe de Deus como Imóvel de Interesse Público; 01 novembro - publicação do Decreto nº 30 838, DG, 1.ª série, n.º 254, suspendendo o decreto n.º 30 762, de 26 de setembro do mesmo ano, relativamente à classificação de imóveis de propriedade particular.

Dados Técnicos

sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra, madeira, cantaria vermelha, azulejos; pavimento em tijoleira.

Bibliografia

ARAÚJO, Ana Margarida Sottomayor Tavares de, A Capela da Madre de Deus do Caniço, in Islenha, nº 2, 1988; CAMACHO, Décio, Importantes Obras de Arte nas Capelas da Madeira, Eco do Funchal, Funchal, 6 Novembro 1998, p. 12; SERRÃO, Vítor, O Retábulo da Capela do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541 - 1555), Lisboa, 1999.

Documentação Gráfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC; DGEMN: DSARH, MI

Intervenção Realizada

1952 - obras de beneficiação.

Observações

Ainda hoje aqui se celebram actos do culto, e no segundo domingo do mês de Julho a festa de Nossa Senhora da Madre de Deus, com missa cantada e arraial.

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login