Casa da Rua 5 de Outubro, n.º 76 a 80

IPA.00004114
Portugal, Viana do Castelo, Caminha, Vila Praia de Âncora
 
Casa unifamiliar ecléctica, de planta em U e vão de diferente modinatura. Fachadas rasgadas por vãos de arco quebrado, canopiais e polilobados. Os azulejos que revestem as fachadas exteriores do imóvel são, presumivelmente, provenientes da Fábrica das Devesas, Vila Nova de Gaia.
Número IPA Antigo: PT011602170023
 
Registo visualizado 198 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta em L, de volumes articulados, com cobertura diferenciada em telhados de 3 e 4 águas. O corpo principal corresponde à área de habitação, constituída por salas e quartos, enquanto o corpo e dimensões mais pequenas corresponde à área da cozinha e anexos. Fachadas revestidas a azulejos e coroados por platibanda formada de balaústres. Dispõe de embasamento marcado ao nível da fachada N., sendo as fachadas de um só pano. A fachada N. é marcada por uma escadaria de granito de um só lanço, que dá acesso ao piso nobre. A escadaria é rematada por taças de granito sendo as guardas de ferro. As aberturas de portas e janelas apresentam arcos quebrados, canopiais e polilobados, o que se repete numa janela da fachada O. do imóvel, sendo as restantes rectangulares ao nível do primeiro piso, existindo uma varanda entre as janelas do ângulo. O corpo principal da casa apresenta ainda um piso amansardado e um hall de entrada que tem continuidade num corredor que distribui, simetricamente, os espaços, que apresentam tectos estucados com motivos florais profusamente trabalhados. A antiga área de cocheiras corresponde à actual zona de cozinha e arrumos.

Acessos

Rua 5 de Outubro, n.º 76 a 80

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado a N. pelo jardim da casa e a S. por prédios de habitação. Em planície, estabelecendo com a envolvente uma relação de destaque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1886 - Data da construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocado e com revestimento de azulejo, paredes interiores rebocadas, caixilharias de madeira e vidros transparentes, estrutura da cobertura com vigamentos de betão, cobertura de telha de barro, tectos interiores estucados.

Bibliografia

Guia de Portugal, Lisboa, 1986

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1960 - obras de remodelação do interior da cozinha, obras de conservação e restauro diverso; 1993 - pintura das paredes interiores e exteriores da casa; 1995 - recuperação dos telhados da área das antigas cocheiras, actualmente zona de cozinha.

Observações

Por aviso do Instituto Florestal, publicado no Diário da República, II Série, nº 295 de 23 Dezembro 1995 com rectificação no Diário da República, II Série, nº 22 de 26 Dezembro 1996, foi classificada de Interesse Público, um exemplar de Araucaria araucana (Molina) K. (Koch) vulgarmente conhecida por Araucária do Chile, situada na Av. 5 de Outubro, nºs 76, 78 e 80, propriedade do Dr, João Adelino Morais Cabral.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login