Convento de São Domingos de Montemor-o-Novo / Convento de Santo António da Ordem de São Domingos / Museu Arqueológico de Montemor-o-Novo

IPA.00004059
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Arquitectura religiosa maneirista e barroca. Edifício conventual com uma amplitude cronológica extensa de construção, no essencial obedecendo aos cânones que se instituíram na fase de transição do maneirismo para o barroco, no aro regional de Évora. tem como monumento protótipo o Convento do Monte Calvário, em Évora (v. PT040705050034). As contínuas e desencontradas articulações verticais conferem-lhe uma estrutura de aspecto complexo e pouco ordenado que constitui uma das características do pitoresco barroco regional. Revestimento da nave e da ábside com azulejos policromados do séc. 17.
Número IPA Antigo: PT040706040013
 
Registo visualizado 715 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Domingos - Dominicanos

Descrição

Planta irregular, composta pelo corpo da igreja, claustro e edifícios conventuais com planta em L, envolvendo o claustro pelos lados E. e N. e articulando-se com o paramento da fachada N. da ábside da igreja. Cobertura diferenciada para cada elemento, em telhados de duas águas, excepto para o claustro, em terraço. Volumes dispostos predominantemente na horizontalidade. IGREJA: planta longitudinal, escalonada, composta por nave com capelas laterais e capela-mor rectangular; fachada principal orientada, de pano único delimitado por cunhais coroados de pináculos; pórtico munido de frontão triangular em cantaria granítica, dois janelões rectangulares de molduras recortadas e luneta ovalóide; remate em empena; no cunhal N. construção adossada de planta rectangular; e no cunhal S. paramento de remate recto, à altura dos janelões; fachada lateral S. de dois corpos correspondentes à nave e cabeceira; o 1º corpo apresenta 4 panos defenidos por contrafortes com remate em rampa; o 2º corpo apresenta igualmente 4 panos defenidos por contrafortes com remates em voluta; o contraforte de ilharga é angular; remates em beirado; fachada lateral N. tendo adossados o claustro e depêndencias conventuais; fachada E. de pano único cego, em empena rematada por cornija e beirado, com construção adossada; no interior capelas colaterais de planta quadrangular abrindo para a nave por arcos de volta perfeita, sendo mais elevados os das últimas capelas; alçados totalmente revestidos a azulejos; cobertura em abóbada de berço de caixotões, reforçada por arcos torais marcando os tramos; arco triunfal de volta perfeita sobreposto por óculo. CONVENTO: claustro quadrado de dois pisos, com tramos por galeria; ângulos interiores chanfrados.

Acessos

Rua de São Domingos, na encosta do Castelo e próximo da Porta do Sol

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 44 075, DG, 1.ª série, n.º 281 de 05 dezembro 1961 *1

Enquadramento

Urbano, destacado em pequeno descanso de encosta de ténue pendente, entre o topo e a base da escarpa do Castelo (v. PT040706040011), isolado e sobranceiro ao casario, no termo da zona urbana da cidade. Adro murado de alvenaria caiada, com acesso por portão de ferro, apresentando no seu lado S. paramento mais alto de alvenaria rebocada, com três arcadas cegas em arco abatido, assente em afloramento rochoso. Adossado à fachada S. da nave da igreja, paramento de alvenaria caiada rasgado por fiada de aberturas em óculo e, embebida no 4º pano e disposta perpendicularmente, construção anexa, com cobertura em telhado de duas águas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Raul Santa Clara (projecto de recuperação do convento - adaptação a Museu)

Cronologia

Séc. 13, finais (atr. ESPANCA, Túlio, 1975, p. 316) - ermida de Santo António, fundadora do núcleo; 1559 - fundação por Brites de Negreiros e seu marido Manuel Fragoso por influência de Frei Luís de Granada Provincial da Ordem Dominicana em Portugal; fica a servir de igreja a antiga Ermida de Santo António; 1561 - lançamento da primeira pedra da Igreja; 1565 - lançamento da 1ª pedra do convento; 1584 - sagração da Igreja; 1620, até c. de - continuação das obras; 1619 - elevação a priorado, estando o edifício concluído; séc. 19 - venda em hasta pública, adquirido por António Joaquim Marques dos Santos; 1972 - recuperação e adaptação a centro cultural e museu sob projecto do arquitecto Raul Santa Clara.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma, estruturas mistas

Materiais

Alvenaria, cantaria de granito, cantaria de mármore

Bibliografia

CORREIA, J. H. Brito, Estudos Históricos do Município de Montemor-o-Novo, Évora, 1864; SPINOLA, Ismael Joaquim, Preciosodades ignoradas no ex-convento dominicano de Montemor-o-Novo, in Etnos, IV, 1965; ESPANCA, Túlio, Vida, Morte e ressurreição do mosteiro de Santo António de Montemor-o-Novo, in A Cidade de Évora, nº 56, 1967; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol. 8, Lisboa, SNBA, 1975.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; B.N.L.: Mss 238, nº 20 (1559)

Intervenção Realizada

Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo: 1972 - recuperação, para adaptação a centro cultural, museu e biblioteca.

Observações

*1 - DOF... Antigo Convento de São Domingos (ruínas).

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

Margarida Tavares e Anouk Costa 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login