Edifícios na Calçada do Desterro, n.º 13 a 13 B

IPA.00004051
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Edifício residencial multifamiliar pombalino de uma certa sobriedade, cuja articulação é feita de maneira harmónica. É de realçar as janelas de guilhotina preenchidas pela estrutura de pequenos vidros quadrangulares, que dão um certo ritmo à sua leitura, bem como o telhado tipo Mardel.
Número IPA Antigo: PT031106310204
 
Registo visualizado 814 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Planta em L composta pela articulação de 2 corpos rectangulares, apresenta volumes escalonados, sendo a cobertura efectuada por duplos telhados a 4 águas, em mansarda com trapeiras. Implantado de forma a acompanhar o declive do terreno, apresenta alçado principal em 2 corpos dispostos desniveladamente entre si. O edifício compõe-se de 3 pisos - um deles ao nível da cobertura - exibindo paramento em reboco pintado ritmado por abertura de vãos de verga curva com emolduramento simples de cantaria a ritmo regular. A presença de janelas de peito de guilhotina é predominante, excepto ao nível do corpo a N., que ostenta no último piso, 2 janelas de sacada com varandins em ferro forjado; neste corpo destaca-se no 1º andar a existência, entre 2 janelas, de um painel azulejar policromo recortado, em forma de medalhão e com a representação de Nossa Senhora do Carmo. Relativamente à organização da compartimentação interna, esta caracteriza-se pela complexidade, reconhecendo-se 1 fogo isolado com acesso apenas pelo nº 11 (no corpo a S. com alçado orientado a S.); o nº 13 corresponde à entrada principal (o mesmo corpo mas com alçado orientado a E.), verificando-se a existência de escada conducente aos pisos superiores - nos quais se regista 1 habitação por piso - que bifurca ao nível do 1º andar para o corpo a N. pelo qual se acede ao mesmo.

Acessos

Calçada do Desterro, n.º 13 a 13 B; Praceta da Bica, n.º 11

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993 / Incluído na Zona da Proteção da Garagem Liz (v. IPA.00003027)

Enquadramento

Urbano, destacado, avançando um dos corpos, relativamente ao plano das restantes fachadas da Calçada do Desterro. Situa-se no lado E. da Calçada, numa curva implantados em niveis de terreno diferentes. O edifício com o n.º 11 tem a fachada S. voltada para um beco e a fachada N., parte está adossada ao n.º 13 este, está adossado a um prédio de rendimento, de maneira harmónica.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, 2.ª metade - provável construção do edifício; 1939 - era proprietário do imóvel Luís Rodrigues Gomes; 1980 - Despacho de classificação do imóvel como Imóvel de Interesse Público; 2003 - desaparecimento do registo de azulejos da fachada principal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Direcção de Serviços Centrais e Culturais, 5ª. Repartição (Arquivo de Obras) Procº de obras nº. 29 446

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1936 - obras de beneficiação geral; 1939 - pinturas interiores no 1.º andar direito e 3.º esquerdo; limpeza do telhado; 1940 - obras de beneficiação geral, com limpezas, conservação e pintura da fachada do n.º 13; 1946 - obras de beneficiação geral (pinturas); 1948 - obras de beneficiação periódica; 1956 - reparação dos telhados; 1960 / 1961 - construção de instalações sanitárias no 1.º esquerdo; obras de beneficiação geral; 1962 - alterações no interior do estabelecimento comercial instalado no piso térreo do n.º 13-A da Calçada do Desterro; obras de beneficiação geral da fachada principal (pinturas e limpezas); 1963 - obras de beneficiação geral da fachada posterior (pinturas e limpezas); 1965 - construção de instalações sanitárias no 2.º andar; obras de reparação no r/c; 1969 - obras de beneficiação e reparação geral; 1970 - obras de beneficiação geral; 1978 - reparação das canalizações de esgoto e da cobertura; 1979 - reparação de esgotos; 1997 - beneficiação do alçado E. do corpo S.; 2000 - obras de recuperação das fachadas.

Observações

Autor e Data

João Silva 1992 / Teresa Vale e Maria Ferreira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login