Residência dos Freires da Ordem de Santiago / Casa da Colegiada

IPA.00000403
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Residência paroquial, onde habitavam os freires da Ordem de Santiago que integravam a Colegiada da Igreja Matriz ( v. 1509060001 ), de tipologia característica das casa de habitação da região, com panos caiados animados por soco, cunhais o molduras de argamassa caiada a cinza, destacando-se como elementos de maior erudição o portal e as janelas de sacada com gradeamentos de ferro forjado onde o gosto barroco se revela numa complexa composição de volutas que animam a austeridade do conjunto. Destaca-se o portal com a cruz dos espatários e os arcos ogivais do interior, bem como os gradeamentos de ferro forjado do boa execução.
Número IPA Antigo: PT041509060022
 
Registo visualizado 133 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de função  Casa paroquial  

Descrição

Planta em "L", irregular. Massa simples com cobertura diferenciada em telhados de duas águas. Fachada principal virada a S. de um só pano definido por cunhais pintados a cinzento, soco pintado e remate superior com cornija e beirado; no piso térreo rasga-se ao centro o portal, de verga recta e moldura de cantaria boleada, inserindo-se na verga a inscrição "D.B.F.D.P: 1733." sobrepujada por cartela quadrangular emoldurada, com a cruz de Santiago em relevo, à direita destaca-se um pequeno vão ou nicho entaipado, com moldura de argamassa pintada, seguido de uma janela com moldura de argamassa pintada, à esquerda do portal abre-se uma fresta com moldura de cantaria e um portão de garagem de verga curva e moldura de cantaria; ao nível do primeiro andar rasgam-se três janelas de sacada, correspondentes aos três vãos maiores do piso térreo, com molduras e mísulas de cantaria e gradeamentos de ferro forjado de composição simétrica de volutas com aplicação de pequenos elementos em chumbo. Alçado lateral virado a O. de um só pano definido por cunhais pintados a cinzento, soco pintado e remate superior em beirado; ao nível térreo rasga-se uma porta com moldura de cantaria seguida por duas frestas; ao nível do primeiro andar rasgam-se quatro janelas, a primeira e a terceira com molduras de argamassa pintada e a segunda e a quarta com molduras de cantaria. INTERIOR: piso térreo estruturado por um corredor longitudinal, seccionado por dois arcos ogivais de cantaria, à direita localiza-se um escritório e à esquerda a escada de acesso ao piso superior, com degraus de cantaria e iluminada por uma fresta; o piso superior apresenta diversos compartimentos interligados, com tectos de madeira do tipo de saia e camisa e soalhos de madeira, não contendo qualquer elemento decorativo relevante.

Acessos

Rua Padre António de Macedo n.º 38

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, a meia-encosta, adossado a outras casas de habitação, formando o gaveto de um quarteirão, com a fachada principal abrindo para uma das principais ruas que conduz ao castelo, tendo ao lado a Capela das Almas ( v. 1509060027 )

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa paroquial

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - construção de um edifício no local, de que subsistem os arcos ogivais; 1733 - construção do atual edifício.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, telhado em telha de canudo, pavimentos de tijoleira e soalho, tectos com forro de saia e camisa, portal e elementos secundários de cantaria, portas e caixilharias de madeira, gradeamentos de ferro forjado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: década de 1980 - substituição das caixilharias das janelas de sacada do primeiro andar.

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login