Casa de Aquilino Ribeiro / Casa Museu Aquilino Ribieiro

IPA.00003999
Portugal, Viseu, Moimenta da Beira, União das freguesias de Peva e Segões
 
Arquitectura residencial. Popular, rural, de tipo beirão, com pátio interior para onde deita escadaria pétrea e varanda.
Número IPA Antigo: PT011807150009
 
Registo visualizado 350 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta em L, composta por 3 corpos rectangulares. Massa de volumes articulados, horizontalistas, de coberturas diferenciadas de telhados a 3 e 4 águas. Fachada principal orientada a N.; sem embasamento; 2 pisos; 1 porta e 1 janela rectangulares no 1º e 5 janelas rectangulares flanqueadas por mísulas no 2º. Fachadas E. e de topo S. adossadas a casa particular. Fachada O. sem embasamento; 1º piso com 1 porta e uma grande janela rectangulares; à direita escadaria de 2 lanços em ângulo recto de acesso ao 2º piso com alpendre apoiado em pilar quadrangular, 1 porta e 1 janela rectangulares. Fachada S. sem embasamento; no 1º piso 1 porta e 4 janelas rectangulares; no 2º piso, parcialmente recuado, 1 varanda sob telheiro com 4 janelas rectangulares; à direita 1 janela rectangular e 1 porta sob o alpendre; à esquerda adossado à fachada de topo O., sem vãos, corpo paralelepipédico mais baixo correspondente à garagem com ampla porta quadrangular do lado O.. Remates em cornija. Articulação exterior / interior desnivelada. Interior de espaço diferenciado sendo os 2 pisos do corpo E. ocupados pela cozinha e pela habitação particular do utente. A entrada da Casa-Museu faz-se pelo corpo N. com acesso por uma escada pétrea a 1 grande sala rectangular. Para o 2º piso ascende-se por escada junto à porta de entrada, que liga a três salas. A S. o logradouro ou pátio é arborizado de tílias plantadas pelo escritor e para O. estende-se a propriedade com vasto terreno, maioritariamente inculto, no extremo do qual se situa a "Casa do Aldeão" de 2 pisos onde estão reunidos e expostos diversos objectos outrora existentes na Casa do escritor e outros adquiridos, apresentando-se no 2º piso a reconstituição de uma cozinha, quarto e casa do tear. Adossada a esta o edifício que comporta a Sala de Exposições e Conferências no 1º piso e a Biblioteca no 2º *2.

Acessos

Soutosa, Rua da Capela

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Portaria n.º 443/2006, DR, 2.ª série, n.º 49 de 09 março 2006 *1

Enquadramento

Rural. Em terreno plano harmonizada com o meio, com rua em paralelo a N., circundada por construções de 2 pisos. Adossada a E. a casa particular. Logradouro a S. e propriedade a S. e a O., circundada por muro granítico com 2 portões.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: casa-museu

Propriedade

Privada: fundação

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, meados - construção da Casa, propriedade de Francisco José, mercador; 1895 - Joaquim Francisco Ribeiro, seu filho e herdeiro habita a Casa então com 2 pisos ligados por escadaria exterior, sendo no 1º a Cozinha e a loja e no 2º a Sala de Entrada e 3 quartos; 1918 - Aquilino Ribeiro herda a Casa e outros bens por morte do pai; 1927 - Morte da esposa do escritor, Grete Tiedemann, e, em razão do inventário orfanológico, a Casa foi adjudicada em comum ao escritor e a seu filho Aníbal Aquilino Ribeiro; 1930 - O escritor regressa do exílio e manda fazer obras na Casa, onde passava férias, aumentando as divisões, abrindo janelas e construindo uma varanda virada para o terreiro que foi alargado; 1963 - Morte do escritor. Estando indivisa a propriedade foi partilhada por escritura pública, pelos seus 2 descendentes; 1980 - A Casa encontra-se em mau estado de conservação, sobretudo as coberturas exteriores e interiores; 1985, Julho - despacho de classificação; 1988 - Constituição da Fundação Aquilino Ribeiro, com objectivos de ordem cultural e social, sendo aberta ao público a Casa Museu, a Casa do Aldeão e ainda a Biblioteca e uma Sala de Exposições instaladas numa casa contígua à do Aldeão adquirida pelo Dr. Aníbal A. Ribeiro. A totalidade do imóvel é transmitida a Aníbal Aquilino Ribeiro e integrada na Fundação,

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Caixas murárias e escadarias de granito; chão e tectos de madeira; coberturas exteriores de telha

Bibliografia

RIBEIRO, Aníbal Aquilino, Breve Historial da Casa-Museu, Boletim Fundação Aquilino Ribeiro, Nº5, Soutosa, 1991, p.4.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1986 - obras de restauro no interior e de reconstrução do telhado, estruturas de apoio e forros sem alterar a traça da Casa

Observações

*1 - Casa de Aquilino Ribeiro, dependências e terrenos a ela ligados. *2 - O utente da Casa-Museu Aquilino Ribeiro, Dr. Aníbal A. Ribeiro não permitiu a obtenção de fotografias do interior da Casa.

Autor e Data

Lina Marques 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login