Solar Visconde Almeidinha e Capela de Nossa Senhora das Neves / Solar Alqueidão / Solar de Nossa Senhora das Neves e Capela

IPA.00003976
Portugal, Aveiro, Ílhavo, Ílhavo (São Salvador)
 
Casa nobre inserido na tipologia da chamada "casa comprida", com alçados lineares de dois pisos e capela adossada à esquerda.
Número IPA Antigo: PT020110040003
 
Registo visualizado 449 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

SOLAR de planta longitudinal com capela adossada à esquerda. Remates em friso e beiral. Fachada principal de 2 pisos enquadrados por cunhais apilastrados. Andar nobre com seis sacadas de linteis e cornijas e pequenas bacias sobre mísulas com grades de ferro. Piso térreo com vãos de moldura rectangular, a eixo das do piso nobre, com gradeamento em ferro e porta principal entre as duas sacadas centrais de moldura igual, com dois degraus de acesso à soleira. CAPELA: de planta rectangular, adossada à fachada lateral esquerda, delimitada por cunhais. Fachada principal aberta por portal rectangular ladeada por duas janelas de igual perfil, com gradeamento, e sobreposto por cornija saliente sobre a qual se eleva um nicho composto por pilastras ladeadas por aletas e rematado por frontão interrompido, tendo ao centro uma cruz; empena definida por friso sobre o qual se levanta o remate recortado tendo ao centro, sobre plinto, cruz pétrea e à direita uma sineira em arco pleno. INTERIOR: nave única com capela-mor e coro para a família acima da entrada; púlpito de bacia de pedra lavrada e guarda em balaústres de madeira torneada. Retábulo de colunas torsas decoradas com pâmpanos. Nave com azulejos policromos de quadrilóbulos ligados. Pavimento com duas pedras tumulares com inscrição.

Acessos

Rua do Alqueidão

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Destacado a S. do núcleo histórico.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Na sepultura da direita - S(E)P(VLTVR)A DE D(OMING)OS AN/ DRE INSTITV / IDOR DESTA CA / P(ELL)A E DE SEVS DES / CENDENTES; na sepultura da esquerda – AQVIJAZ / D M(ARI)A RITRA SOVZA / PIZARRO / FOI ASSAFATA / DA SERE(NISSI)MA IN(AN)TA / D. M(ARI)A FRAN(CIS)CA / E FAL()ECEO A 11 D N(OVEM)BRO / 1836. Brasão: esquartelado, o 1º de Ribeiros, 2º de Sousas, 3º de Pizarros, 4º de Silveiras.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto / ruína

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - construção do solar e da capela; data dos azulejos da nave; data do retábulo; séc. 19, último quartel - construção das cocheiras; data do brasão pintado na capela; 1828 - faleceu no combate da Cruz dos Morouços o proprietário da casa, capitão João Sousa Pizarro; 1988 - incêndio destroi tecto do edifício e causa danos no andar nobre; 2003, 20 novembro - publicação de encerramento do processo de classifocação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona-Sul, Lisboa, 1959; FERREIRA, Cardoso, Polémica à volta do Solar de Alqueidão, O Comércio do Porto, 17 Nov. 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1930 - revestimento de algumas paredes interiores com azulejos de fabrico "Aleluia" (imitação da temática azulejar do séc. 18); Câmara Municipal: 1997 - recuperação da fachada principal, demolição da fachada das cocheiras e de todas as dependências anexas.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login