Casa de António Seabra e o jardim / Casa da Quinta de São João e o jardim / Casa da Quinta da Lavoura de São João e o jardim

IPA.00003975
Portugal, Aveiro, Anadia, Sangalhos
 
Casa unifamiliar do tipo "Casa Portuguesa" de planta quadrangular, meia-cave, 2 pisos, vários volumes com coberturas diferenciadas em telhados de 3 e 4 águas e águas furtadas. É uma das últimas obras do arquitecto Cipriano Maia.
Número IPA Antigo: PT020103090015
 
Registo visualizado 318 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta aproximadamente quadrangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 3 e 4 águas e águas furtadas. Edifício de 2 pisos com meia-cave à vista demarcada por ligeiro avançamento em argamassa. Fachada principal virada à estrada, a O., tem escadaria com balaustrada que dá acesso a varanda com alpendre suportado por 3 colunas pançadas sobre pedestais que são os acrotérios de balaustrada que continua a da escadaria; no coberto do alpendre, porta enquadrada por dois painéis de azulejos, representando São João e Santo António, e janela de peito rectangulares; à esquerda, no avançamento da fachada, janela de peito de verga curva emoldurada com remate em cornija; ao nível do 2º piso, três vãos; no avançamento, janela dupla com bandeiras em arco, emoldurada e com remate em frontão interrompido de braços enrolados enquadrando ornato em forma de folha tendo ainda suporte para floreira sobre mísulas; na parte recuada encimando o alpendre, ao meio, janela de peito de verga curva, emoldurada com duas finas colunas com nós que rematam em arco conopial e suporte da floreira adornada com cabo grosso ou calabre; janela de canto rectangular, com coluna embebida no cunhal, moldura na parte superior rematando em cornija que suporta um pequeno beirado e suporte para floreira sobre mísulas; a fachada é rematada por cornija e beirado muito saliente que se interrompem nas águas furtadas, com aba, uma de janela de peito e a outra com um óculo oval. A fachada S., virada ao jardim, mostra duas frestas rectangulares deitadas, ao nível da meia-cave, varanda alpendrada com pórtico de 5 arcos, no recuo da fachada do 1º piso, e no avançamento, à esquerda, tripla janela com bandeiras em arco, suporte para floreira sobre mísulas, emolduramento e remate em cornija e beirado; no 2º piso, dá continuidade à já referida janela de canto e, sobre o alpendre, 2 janelas mais estreitas, de verga curva com moldura sobre a padieira e remate com cornija muito ligeira. As outras fachadas mostram composições mais sóbrias dentro do mesmo estilo. No interior, tectos e escadaria com trabalho de marceneiro em almofadas. Divisões de serviço, estar e escritório no 1º piso, quartos no 2º.

Acessos

Na estrada que liga São João da Azenha ao Coito; CM 1550; Avenida dos Combatentes

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1ª Série-B, n.º 301, de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Rural, isolado, recuado em relação à estrada e rodeado por jardim murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Cipriano Maia (1922).

Cronologia

1922, 25 junho - data do projecto da casa; 1923, 23 outubro - morte do arquitecto Cipriano Maia que já não acompanhou a conclusão das obras ao nível do 2º piso, coberturas e interiores; 1924 - data dos azulejos representando São João e Santo António que enquadram a porta principal, da autoria de Francisco Pereira e executados na fábrica ELA (Empresa de Louças e Azulejos) de Aveiro; 1925 - tectos, nomeadamente o da sala de jantar, e escadaria da autoria de João Gomes Soares de Eirol, executados em madeira angolana, e conclusão das obras; 1931 - o proprietário contribuiu para a instalação da rede de distribuição da energia eléctrica na povoação, da qual a sua casa terá beneficiado; 1948 - instalação definitiva dos proprietários; 1996, 26 Jun. - despacho de homologação como VC.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Bibliografia

NEVES, Amaro, Para o estudo da Casa Portuguesa na Bairrada, Boletim da ADERAV, ano X, nº 18, Nov. 1990, pp. 41-56; LOPES, Luís Seabra, São João da Azenha. Um espaço rural em evolução no vale do Cértima , Estudos Aveirenses - Revista do ISCIA, nº 1, Aveiro, 1993; LOPES, Luís Seabra, A Casa de António Seabra na Quinta de São João, São João da Azenha, 1994; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71084 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

1969 - aquando do terramoto procederam-se a algumas alterações, nomeadamente simplificando-se a fachada posterior e remoção da grande chaminé.

Observações

Por motivos de doença, o Arquitecto Cipriano Maia foi forçado a suspender os trabalhos da casa que, entretanto, foram entregues a outras mãos, razão pela qual certos pormenores do 2º andar e cimalhas foram alterados relativamente ao projecto inicial. Substituiu-se, por exemplo, o torreão por um frontão interrompido. António Rodrigues Seabra foi um dos fundadores da cidade de Bela Vista, em Angola, na penetração da linha do caminho de ferro de Benguela.

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login