Igreja e Convento das Servas de Borba

IPA.00003932
Portugal, Évora, Borba, Borba (São Bartolomeu)
 
Arquitectura religiosa, chã, barroca. Edifício característica do estilo chão regional, aplicado à arquitectura conventual das ordens de regra claustral. A fachada da Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, decorada com um jogo de xadrez em mármores brancos e negros, considerada uma das mais belas do Alentejo.
Número IPA Antigo: PT040703040004
 
Registo visualizado 751 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de Santa Clara - Clarissas (Província dos Algarves - Xabreganas)

Descrição

Planta rectangular composta, resultante da articulação horizontal, no eixo E. - O., de nave com ábside, tem cobertura uniforme para os dois elementos, em telhado de duas águas. A fachada principal é cega, de frontão triangular a marcar os beirados, com arquitrave e cornija molduradas em cantaria de mármore. Na fachada Sul, a cuja metade nascente se adossou a Capela da Ordem Terceira de São Francisco (ou do Senhor Jesus dos Aflitos, construção de frontaria apainelada em ladrilhos de mármore bicromático fazendo xadrez, com frontão triangular e pórtico ladeado de janelões rectangulares), rasga-se duplo pórtico em cantaria granítica, constituído por dois vãos rectangulares moldurados por equilibrada composição apilastrada de frontões triangulares pesadamente moldurados; no registo superior, três conjuntos de duplo janelão, com a estrutura e composição do pórtico. No topo SE. do braço a que se adossou a Igreja, levanta-se pitoresca torrela mirante em alvenaria, com arcarias preenchidas de tijoleira imbricada, fazendo grade. O claustro, produzido pela articulação dos quatro braços perpendiculares que geraram o Convento, é de dois pisos, com arcarias em alvenaria, de volta perfeita. INTERIOR: cobertura da nave e capela-mor com pinturas de brutesco setecentistas.

Acessos

Terreiro das Servas

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 33.587, DG, 1.ª série, n.º 63 de 27 março 1944 (igreja, torre e claustro) / Em vias de classificação (convento)

Enquadramento

Urbano, em encosta de suave pendente, isolado e fazendo quarteirão independente, ocupando a fachada liberta do lado E. de terreiro; harmonizado com a envolvência.

Descrição Complementar

Capela da OrdemTerceira: no interior as imagens dos Santos da Ordem Terceira e pequena imagem do Senhor Jesus dos Aflitos,a qual ganhou grande popularidade no Séc.19, mantendo-se ainda hoje como factor de união entre a comunidade.

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1604 - início das obras; 1640, c. de - conclusão da Igreja; 1644 - o claustro está em acabamento; 1676 - fundação da Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, sede da Irmandade da Ordem Terceira de São Francisco; 1679 - derrube da fachada da Capela do Senhor dos Aflitos, por um erro de cálculo do mestre de obras, e construção da fachada actual; 1990, década de - aquisição do edifício pelo Município; 2002, 15 de Abril - Proposta da DRÉvora para alargamento da classificação ao Convento das Servas; 2002, 19 de Abril - Despacho do Vice-Presidente do IPPAR a determinar a abertura do procedimento de alargamento da classificação ao Convento das Servas; 2002, Novembro - assinatura acordo entre as Paróquias de Borba e a Câmara Municipal, através do GTL, para intervenção conjunta de salvaguarda e recuperação das igrejas das freguesias de São Bartolomeu e Matriz; 2007 - a CMB projecta obras de recuperação e reutilização do imóvel como museu das profissões, auditório e espaço expositivo; 2002, 15 de abril - Proposta do IPPAR/DRÉvora para alargamento da classificação ao Convento das Servas; 2002, 19 de abril - Despacho do Vice-Presidente do IPPAR a determinar a abertura do procedimento de alargamento da classificação ao Convento das Servas; 2003, 10 de março - o IPPAR/DRÉvora solicitou elementos à CM de Borba para estudo da ZEP; 2006, 20 de setembro - CM de Borba enviou documentação ao IPPAR para efeitos da criação da ZEP; 2009, 10 de Dezembro - Proposta da DRCAlentejo para a ZEP dos imóveis classificados e em vias de classificação da Vila de Borba; 2010, 11 de fevereiro - devolvido a proposta de ZEP à DRCAlentejo com despacho do Director do IGESPAR, para aplicação do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23-10-2009; 2010, 12 de novembro - Nova proposta de ZEP pela DRCAlentejo; 2011, 23 de fevereiro - Parecer favorável quanto à ZEP pela SPAA do Conselho Nacional de Cultura.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria, cantaria e silharia de mármore.

Bibliografia

ANSELMO, Pe António Joaquim, O Concelho de Borba - Topografia e História, Borba, 1907; ESPANCA, Túlio, Distrito de Évora, Concelho de Évora, in Inventário Artístico de Portugal, vol. 9, SNBA, 1978.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

1938 - Reparo geral de paredes e coberturas; 1991 - Reparo e revisão de coberturas.

Observações

*DOF "Igreja das Servas, em Borba, sua torre e Claustro".

Autor e Data

Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login