Casa e jardins da família Barbot

IPA.00003809
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, União das freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada
 
Palacete Arte Nova, construído no início do séc. 20, constituindo o único exemplar do género no Concelho de Vila Nova de Gaia. Na obra da "Casa Barbot" intervieram, além do Mestre estucador Baganha, o escultor Alves de Sousa e o Mestre Veloso Salgado que pintou as paredes das diversas salas. Da intervenção artística destes Mestres resultou uma valiosa moradia.
Número IPA Antigo: PT011317160012
 
Registo visualizado 1288 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta composta. Desenvolvimento vertical. Cobertura diferenciada. Edifício composto por três pisos, funcionando um deles como cave. Ao nível da cave situam-se as dependências de copa, cozinha, quarto de empregada, casa de banho de serviço, garrafeira e quarto de arrumos. Ao nível do rés-do-chão, as áreas de cozinha, dispensa e copa, as salas de aperitivos, jantar, jogos, de bengaleiro, de visitas de fumo, bem como a saleta. Por fim, e ao nível do andar, encontram-se as áreas dos quartos e saleta de arrumos, casas de banho e terraço.

Acessos

Santa Marinha, Avenida da República

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano, flanqueado, destacado, separado por jardins e prédio urbano a S.

Descrição Complementar

A "Casa Barbot" expressa a arquitectura do granito trabalhado com belos motivos decorativos arte-nova, em azulejos, grafes, estuques e vidros. O edifício Arte-Nova é ainda completado por um típico jardim da época, com estufas, pequeno lago, grutas e mirante.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: edifício multiusos

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1904 - Bernardo Pinto Abrunhosa manda construir a casa; 1911 - a casa passa para a posse de Adelino Augusto Campos; posteriormente, volta à posse de Pinto Avrunhosa; 1945 - passa a pertencer à família Barbot, que ali passa a residir; 1984 - os acessos às estações de Caminho de Ferro de Gaia (Devesas) e Porto (Campanhã), para a construção da futura ponte ferroviária geram polémica entre o Gabinete da Ponte, a proprietária do edifício e a Câmara de Gaia; 1988 - o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), inspecciona a casa; 1988 - obras gerais e intervenção nos jardins; era proprietária da casa Zaida Barbot; 2000, cerca de - aquisição do imóvel pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia à família Barbot; a casa encontra-se em mau estado de conservação; 2007, 03 fevereiro - abertura da casa após a 1ª fase das obras de recuperação, podendo receber eventos culturais de pequeno formato.

Dados Técnicos

Estrututura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de granito rebocado, granito aparente, madeira, ferro, azulejos, mosaico, vidro, estuque.

Bibliografia

MACEDO, Diogo de, Gaia, a de nome e renome, Lisboa, 1963; PEREIRA, Lúcia, Casa Barbot abre aos gaienses in O Primeiro de Janeiro, 30 Janeiro 2007; LEITE, Maria João, Casa Barbot Abre à Cultura in Metro do Porto, 2 Fevereiro 2007; VASCONCELOS, Eduarda, Cultura de Gaia na Casa Barbot in O Primeiro de Janeiro, 4 Fevereiro 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

IPPAR (DPA-6-11-3/25-17(2))

Intervenção Realizada

1988 - obras gerais e intervenção nos jardins; CMVNG: 2006 - Encontra-se em conclusão a 1ª fase de obras de recuperação, que consistiu na recuperação do chão, paredes e madeiras.

Observações

A "Casa Barbot" e os jardins constituem uma unidade que, dissociada, quebrará o perfil histórico, arquitectónico e artístico que o imóvel patenteia. Assim, considera-se da máxima importância a preservação da unidade que a casa e os jardins constituem. Alerta-se ainda mais uma vez para o perigo de vir a registar-se uma mais profunda alteração da envolvente.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login