Capela e Adro de Nossa Senhora da Guia

IPA.00003778
Portugal, Viseu, São Pedro do Sul, União das freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões
 
Capela de planta retangular composta por nave, coro-alto e capela-mor, de linhas simples, sem elementos decorativos e vãos rectangulares nos alçados desprovidos de molduras.Fachada principal com remate em empena com cruz no vértice. Cobertura da nave em vigamento de madeira e da capela-mor, em masseira. Retábulo principal maneirista, ladeado por duas mísulas e púlpito no lado do Evangelho. Tem acesso principal transversal, sendo a fachada O. cega, caso único na região de Viseu. Existência de retábulos colaterais, dispostos em ângulo, de talha neoclássica. Sacristia adossada ao alçado tardoz.
Número IPA Antigo: PT021816010014
 
Registo visualizado 356 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, com dois volumes justapostos, correspondentes ao corpo da igreja e cabeceira, tendo adossado a N. o corpo rectangular da Sacristia. Volumes articulados horizontalistas e cobertura diferenciadas em duas e uma água. Fachada principal a S. rasgada por portal, dois vãos rectangulares ao mesmo nível, sob as quais se encosta pequena escada sem função, num nível superior e ladeando a porta, e duas janelas rectangulares com grades. Na zona da cabeceira, porta e rectangulares. Remates em vigas de betão. Fachadas E. e O. cegas, com remate em empena encimada por cruz de pedra. Na fachada N., corpo da Sacristia com porta rectangular a E. e janela rectangular a N., surgindo, na zona da nave, escada transversal de acesso ao coro-alto e dependência de arrumos, duas portas e duas janelas rectangulares. Remate em viga de betão. Falta de correspondência exterior / interior, onde se verifica um espaço diferenciado composto por uma dependência de planta rectangular para serviços e arrumos, de dois pisos, a anteceder o coro-alto, com balcão de madeira, e a nave única, com acesso por porta rectangular, sob arco rebaixado de betão. No lado do Evangelho, um púlpito com escada. A ladear o arco triunfal de volta perfeita, dois altares laterais com retábulos de talha branca e dourada, com colunas estriadas encimadas de frontões de lanços curvos e fogaréus. Cobertura em tecto de madeira com asnas à vista. Capela-mor desnivelada por três degraus, tendo pia de água benta e porta da Sacristia. Retábulo principal de talha branca e dourada com flores e folhas de acanto estilizadas, cabeças de anjo e dois painéis pintados com Santos, a ladear a imagem de Nossa Senhora da Guia, encimada por pintura de Deus Pai. Cobertura em tecto de masseira pintado de azul.

Acessos

Monte da Senhora da Guia, EM Baiões - Bordonhos, a 2 Km de Baiões, cortando à esquerda e 500 m, em estrada de terra batida

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 26-A, DR, 1.ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992

Enquadramento

Rural. Isolada, no cimo aplanado de outeiro, circundada por árvores de grande porte que se situam ao redor do amplo adro rectangular murado, prolongado para O., no centro do qual se encontra um cruzeiro e um palco para festas, e que forma espécie de plataforma a compensar e desnível do terreno, parcialmente construído sobre o Castro da Senhora da Guia (v. PT021816010012). O cruzeiro tem fuste de secção quadrangular com relevo central sobre plinto prismático. No extremo E., um escadório de oito degraus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc 11 / 12 - corre a tradição que a Capela teria sido construída em acção de graças no local e com as pedras provenientes do denominado Castelo dos Mouros ou de Baiões, erguido sobre um Castro pré-existente, e demolido após a Reconquista; séc. 15 - datação da imagem da Senhora da Guia, orago da Capela, de madeira estofada; 1679 - os devotos formaram uma Irmandade com estatutos confirmados por D. João de Melo, Bispo de Viseu e Coimbra, sendo o ermitão apresentado pelo abade de Baiões; 1759, 12 Setembro - o Bispo D. Júlio Francisco de Oliveira aprovou os estatutos da Irmandade de Nossa Senhora da Guia sita na Ermida do mesmo nome no Monte do Crasto; séc. 18 / 19 - ainda eram visíveis os restos da antiga fortificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Caixa murária de alvenaria de pedra granítica de talhe irregular e regular nos cunhais. Cobertura interior de madeira e exterior de telha sobre placa de betão.

Bibliografia

SANTA MARIA, Frei Agostinho de, Santuário Mariano, vol. 5, 1716; ALVES, Alexandre, Novas Achegas para a História da arte na Diocese de Viseu, vol. 30, Viseu, 1971, pp. 97 - 146; OLIVEIRA, A. Nazaré, Para a história do concelho de São Pedro do Sul III, in Beira Alta, vol. LXI, fasc. 3 e 4, Viseu, 2001, pp. 327-361.

Documentação Gráfica

CMSPS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1995 - restauro de estruturas, revestimentos e coberturas.

Observações

Autor e Data

Lina Marques 1998

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login