Cerca do Convento de Santo António

IPA.00003758
Portugal, Portalegre, Portalegre, União das freguesias da Sé e São Lourenço
 
Cerca conventual
Número IPA Antigo: PT041214080008
 
Registo visualizado 220 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Cerca    

Descrição

O espaço divide-se em duas partes distintas: no terço superior, onde o terreno é mais declivoso, fica a mata; no terço médio e inferior, onde se fizeram socalcos, estão as hortas e os pomares. Desfrutam-se panorâmicas excelentes sobre a cidade de Portalegre.

Acessos

Quinta de Santo António; Avenida de Santo António

Protecção

Enquadramento

Peri-urbano, na vertente O. da Serra de Portalegre, em encosta.

Descrição Complementar

A parte agrícola encontra-se ocupada por hortas e por pomares para proveito do Hospital Distrital de Portalegre. Em tempos, não muito recuados, a manutenção destas áreas era utilizada para terapia ocupacional dos pacientes do Centro de Saúde e do Hospital e, nessa altura, o espaço estava melhor conservado. A zona de mata, quase inexistente, não é utilizada. No edifício, funcionam a sede e a clínica psiquiátrica do Centro de Saúde Mental.

Utilização Inicial

Religiosa: cerca

Utilização Actual

Saúde: hospital psiquiátrico

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1522 - fundação do convento, instalado a N. de Portalegre em terrenos oferecidos por Gaspar de Sousa, fidalgo da cidade; 1570 - construção do edifício actual, mais próximo da cidade, em terrenos oferecidos por D. André de Noronha, Bispo de Portalegre. Dadas as características prejudiciais para a saúde os frades residentes decidiram mudar o convento para outro lado; 1834 - extinção das Ordens Religiosas por ordem do governo; 1970, Fevereiro - funcionamento das instalações do Centro de Saúde Mental, pertencente ao Hospital Distrital de Portalegre; 1994, 08 novembro - proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Portalegre, DR n.º 258.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

FARO, Frei João de, Fragmento Académico. Notícias geraes e particulares da Provincia da Piedade. Da regular observancia de Nº P. S. Francº, s. ed., s.l., 1721; KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, vol. I, ed. Academia nacional de Belas Artes, Lisboa, 1943, p. 139; MONFORTE, Frei Manuel de, Chronica da Provincia da Piedade, 2ª edição, ed. Officina de Miguel Manescal da Costa, s.l., 1751, pp. 248 - 252; RODRIGUES, Jorge e PEREIRA, Paulo, Portalegre, col. Cidades e Vilas de Portugal, nº 3, Editorial Presença, Lisboa, 1988; SILVA, Luísa F. Lopes da, Roteiro e Subsídios para a História da Cidade de Portalegre, Orbis Edições Ilustradas, Portalegre, 1981, p. 57; SOTTOMAIOR, Diogo Pereira, Tratado da Cidade de Portalegre, col. Temas Portugueses, ed. Imprensa Nacional - Casa da Moeda / Câmara Municipal de Portalegre, s.l., 1984; CARTA de Portalegre de 1801. Serviço Histórico Militar (Madrid) C-I-23-3684, in A Cidade, Revista Cultural de Portalegre, nº 8 (Nova Série), 1993, pp. 265 - 266; XAVIER, António Mateus, Das Cercas dos Conventos Capuchos (da Província da Piedade), contributo para a definição de uma política de recuperação, relatório de Trabalho de Fim de Curso na Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, Évora, 1998, policopiado.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Autos de Inventário dos Bens Pertencentes aos Extintos Conventos da Ordem de São Francisco da Província da Piedade, 1834, cx. 2244.

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Desconhece-se se a área da cerca actual corresponde à área da cerca original.

Autor e Data

António Xavier 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login