Igreja Paroquial do Crato / Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00003757
Portugal, Portalegre, Crato, União das freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso
 
Arquitectura religiosa, gótica, maneirista e barroca. Igreja paroquial. Existência de azulejos hispano-árabes quinhentistas.
Número IPA Antigo: PT041206020004
 
Registo visualizado 1241 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pelo corpo da igreja, capela-mor quadrangular, sacristia e torre sineira; volumes articulados; massas dispostas na vertical; cobertura diferenciada em telhados de duas águas para a nave de uma e três aguas para os anexos e cabeceira, de coruchéu para a torre. Fachada principal de pano único, rasgada inferiormente por portal arquitravado, munido de frontão interrompido em cujo tímpano se rasga pequeno nicho quadrado; sobre o portal janelão rectangular de verga arquitravada; à esquerda um olhal oval; remate em empena; cunhal de cantaria munido de base e capitel no extremo esquerdo da fachada; lado direito embebido pelo corpo da torre, avançado, com pilastras nos ângulos, dois janelões sineiros nas faces dianteira e posterior e um nas laterais; urnas nos ângulos e cobertura em piramide facetada muito aguda. Interior: 3 naves de 5 tramos definidos por arcadas de volta perfeita, assentes em colunas facetadas, suportando a cobertura em abóbada de berço. Capela-mor de dois tramos, sendo o primeiro definido pelo arco triunfal em volta perfeita e coberto por abóbada de caixotões assente em arcada de volta perfeita; no 2º tramo retábulo de talha de arquivoltas e colunas salomónicas.

Acessos

Rua de Santa Maria. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,284271, long.: -7,644368

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 33 587, DG, 1.ª série, n.º 63 de 27 março 1944

Enquadramento

Urbano, planície, destacado. No centro da vila, em pequeno adro com acesso por escadaria de 2 lanços, abrindo para a via calcetada.

Descrição Complementar

Do recheio destacam-se uma imagem trecentista de pedra figurando São Bartolomeu, Pietá quatrocentista, órgão, azulejos hispano-árabes quinhentistas.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 16

Arquitecto / Construtor / Autor

ORGANEIRO: Pascoal Caetano Oldovini (séc. 18).

Cronologia

Séc. 13, meados - fundação do templo; séc. 16 - durante os reinados de D. João II e D. João III foram modificados e / ou acrecentados a estrutura exterior da capela-mor, as capelas laterais, a sacristia e o campanário; no reinado de D. Sebastião foi construída a arcaria e cimalha da capela-mor e colocados os azulejos dos poiais do quintal adjacente à sacristia; 1573 - data inscrita nos arcos das naves; Séc. 17 - levantamento da planta da igreja por Pedro Nunes Tinoco, à ordem do Priorado do Crato; séc. 18, final - execução do órgão por Pascoal Caetano Oldovini.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, estrutura mista.

Materiais

Alvenaria rebocada no paramento dos muros e pintada a amarelo nos cunhais e embasamento; cantaria em molduras de vãos.

Bibliografia

KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, vol. 1, Lisboa, 1940; Monumentos, n.º 23, Lisboa, DGEMN, 2005; SUBTIL, Manuel, Antiga Vila do Crato, Brados do Alentejo, nº 159, 24 Setembro 1933; VALENÇA, Manuel, A Arte Organística em Portugal, vol. II, Braga, 1990; VITERBO, Sousa, Diccionario Historico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portuguezes ou a serviço de Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional, 1904, vol. III.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMS

Intervenção Realizada

2005 - projecto de iluminação do interior.

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992 / 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login