Igreja do Desterro

IPA.00003740
Portugal, Viseu, Lamego, Lamego (Almacave e Sé)
 
Igreja maneirista e barroca de nave única, capela-mor, sacristia e torre lateral. Talha dourada e pintura mural.
Número IPA Antigo: PT011805210012
 
Registo visualizado 800 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta retangular, de volumes articulados, com disposição horizontalista das massas, exceptuando a torre sineira, e coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas e 4 na torre. Igreja de nave única, coro alto capela-mor, sacristia e corredor que dá acesso à torre e a imóveis na malha urbana. Fachada principal orientada a S. / SE.: protegida por gradeamento circular, compõe-se de pórtico de arco a pleno centro sobrepujado com entablamento e ladeado por 2 colunas estriadas que sobressaem da empena. Frontão curvo interrompido, com heráldica central. Sobre ele, janela de arco trilobado encimada por concha e ladeada por volutas. Como remate final e ultrapassando o vértice do telhado, nicho, assente em plataforma horizontal, ladeado por pináculos e coroado igualmente, por pináculos e cruz. Do lado N. / NE., em plano ligeiramente mais recuado, torre com porta, janela incaracterística em plano superior e, no topo, sineira com 4 ventanas, coroada por pináculos. Alçado S. / SO.: 2 janelões rectangulares no corpo da nave e da capela-mor. Nesta, uma outra de menores dimensões e sob ela porta entaipada. Pilastras como elementos divisores dos panos, cornija e pináculos. Alçado N. / NO.: Cego, encontrando-se quase na totalidade encoberto por construção de garagem que se lhe adossa. Pináculos e cruz. Alçado N. / NE.: Construções urbanas que se lhe juntam. INTERIOR: Lado principal: Porta principal, coro alto, a que se tem acesso pela torre, apoiado am estrutura de madeira: janelão trilobado. Lado do Evangelho: 2 janelões rectangulares emoldurados em talha; púlpito e silhares de azulejos. Lado da Epístola: Cego. Molduras em talha para pinturas actualmente no Museu. Silhares de azulejos. Arco triunfal a pleno centro e todo o muro, cobertos por talha dourada. Capela-mor: No lado do Evangelho 2 janelões rectangulares emoldurados em talha. No alçado fronteiro molduras em talha para pinturas actualmente retiradas e porta de acesso à sacristia, que comunica com as traseiras do altar e com a torre. Altar-mor com tribuna e de talha dourada. Tectos de talha policromada com caixotões e imagens de santos. Da porta da torre, corredor azulejado que exteriormente ao alçado N. / NE., dá acesso aos pisos superiores da mesma e ao coro alto. Pinturas murais de grandes dimensões parcialmente encobertas por revestimento de cal.

Acessos

Rua Cardoso Avelino

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 40 361, DG, 1.ª série, n.º 228 de 20 outubro 1955

Enquadramento

Urbano, a meia-encosta, adossado do lado da capela-mor e lado direito a construções urbanas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADORES: Manuel Machado (atr. 1736), Manuel Martins (1736-38). ESCULTORES: Manuel de Gouveia (1738). OURIVES: Domingos Vieira Pinto (1721). PINTOR - DOURADOR: Luís António Ferreira (1742).

Cronologia

1640 - Construção da igreja, fundada por Frei Luís Álvares de Távora, bailio de Leça, no local de uma antiga ermida que foi destruída; 1721, 25 Janeiro - contrato com Domingos Vieira Pinto, ourives do Porto, para a execução de 6 castiçais e 1 turíbulo de prata para o retábulo-mor, sendo pago por cada marco $010; 1722, 15 Março - a Confraria recebe a obra de prata; 1736 - provável execução do retábulo-mor pelos mestres entalhadores Manuel Machado e Manuel Martins, sendo este último o autor do forro; 1738, 29 Maio - contrato com os mestres Manuel de Gouveia e Manuel Martins para a feitura dos retábulos colaterais, por 260$000; 1742, Desembro - contrato com Luís António Ferreira para o douramento da tribuna da capela-mor, por 480$000; 1743 - Manuel Teixeira arrematou o douramento e pintura da tribuna do retábulo-mor, que não chegou a executar.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito, rebocos e madeiras

Bibliografia

CORREIA, Vergílio, Artistas de Lamego, Coimbra, 1923; AZEVEDO, Correia de, Arte Monumental Portuguesa, vol. IV, Porto, 1975; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, Vol. V, Lamego, 1986; Guia de Portugal, Vol. V - II, Lisboa, 1988; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vols. II e III, Viseu, 2001.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1956 / 1957 - Reconstrução do telhado, cintagem das paredes e limpeza das alvenarias; 1958 - Substituição da parede e taipa em mau estado no anexo lateral do lado N. da Igreja; conclusão do restauro da cobertura; 1980 - Execução de cintas em betão armado; recuperação do telhado.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login