Capela Românica de Sabroso / Capela de Santa Maria de Sabroso / Santuário de Nossa Senhora do Sabroso

IPA.00003733
Portugal, Viseu, Tabuaço, União das freguesias de Barcos e Santa Leocádia
 
Arquitectura religiosa, românica e seiscentista. Igreja de nave única e capela-mor mais estreita, com coberturas em falsa abóbada de berço. Portal de arco levemente apontado, sineira sobre a fachada principal interrompendo a empena. Capela-mor com cachorrada a sustentar a cornija. Assente em local de vestígios de ocupação humana pelo menos desde o período castrejo. Vestígios, na fachada principal do que poderia ter sido um alpendre. Acrescento de uma nave seiscentista. Existência de lápides sepulcrais junto aos muros.
Número IPA Antigo: PT011819030014
 
Registo visualizado 422 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, regular. Volumes articulados, com disposição horizontalista das massas, e coberturas diferenciadas de telhados de duas águas. Espaço de nave única e capela-mor mais estreita. Fachada principal voltada a O. é de maior altura que as restantes, sendo rasgada por pórtico de arco levemente apontado com duas arquivoltas e, superiormente pequena fresta. Remate em empena, cortada por sineira sobrepujada por cruz. Fachada N. com porta rectangular e remate em cornija. No corpo da capela-mor, fresta e cachorrada sobre a qual se desenvolve a cornija. Alçado E. cego. Alçado S. é cego no corpo da nave, apresentando no da capela-mor fenestração rectangular, cachorrada e cornija. Junto aos muros, várias tampas de sepulturas com cruzes e espadas esculpidas*1. INTERIOR tem portal axial de arco apontado e, no lado do Evangelho, porta rectangular e púlpito quadrangular, a que se tem acesso por escadaria de pedra. O alçado fronteiro é cego. Arco triunfal de arco apontado ladeado por dois altares. Sepultura centralizada na transição da nave para a capela-mor, à entrada do arco triunfal. Capela-mor apresenta, no lado da Epístola, fenestração rectangular. Retábulo de madeira policromada. Coberturas em falsa abóbada de berço abatido, em madeira.

Acessos

EM 514 depois de Barcos, com placas de sinalização

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, em superfície plana, isolado, destacado e harmonizado, em zona arborizada. Separado da zona envolvente por muro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: santuário

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1194 - referenciada a freguesia de Sabroso, sede de abadia e colegiada; séc. 13 - construção do imóvel; séc. 14 - existência de um pároco até esta data *2; séc. 17 - acrescento da nave e execução das coberturas; 1874 - recuperação geral da capela, conforme notícia sobre a aduela do fecho do arco triunfal; 2006, 30 Agosto - durante a madrugada, o espaço envolvente foi alvo de vandalismo, tendo sido arrombada a porta da capela; 1984, 30 agosto - Despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito, madeira, telha.

Bibliografia

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 26, Lisboa / Rio de Janeiro, s.d.; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego - I, Lamego, 1977; CORREIA, Alberto, Roteiro Turístico do Distrito de Viseu, Viseu, 1981; Guia de Portugal, vol. V - II, Lisboa, 1988; FREITAS, Luiz de, Taboaço - Notas & Lendas, Tabuaço, 1991 [1.ª ed. de 1916]; MONTEIRO, J. Gonçalves, Tabuaço, Tabuaço, 1991; CORREIA, Alberto, Tabuaço - roteiro Turístico, Tabuaço, 1997; Tabuaço - um passado presente, Tabuaço, 1999; MARTINS, Manuela, Tristes acontecimentos, in Correio de Tabuaço, 04 Setembro 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1965 - recuperação do telhado a expensas da população; CMT: 2006, Agosto - arranjo da tranca da porta da capela.

Observações

*1 - as lápides são provenientes do primitivo cemitério que envolvia o imóvel; *2 - foi a matriz da freguesia até à construção da Igreja de Barcos.

Autor e Data

João Carvalho 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login