Solar do Visconde de Britiande

IPA.00003694
Portugal, Viseu, Tondela, Parada de Gonta
 
Arquitectura residencial, barroca. Planta irregular em U; desenvolvimento dos alçados principais em comprimento; marcada tendência horizontalista dos volumes; simplicidade e repetição das formas; capela no mesmo plano da fachada; piso superior nobre.
Número IPA Antigo: PT021821160018
 
Registo visualizado 98 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Planta longitudinal, composta em U, integrando capela no extremo esquerdo da fachada principal e corpo perpendicular no lado direito, acompanhando o desnível do terreno, formando um corpo de 2 andares. Volumes articulados com disposição horizontalista das massas e coberturas diferenciadas de telhados de 2 e 3 águas. Fachada principal orientada a NE. com corpo central de um piso rasgado por 4 janelas quadrangulares de guilhotina e balcão. Escadaria de recorte polilobado dá acesso à entrada principal, ladeada por pilastras é sobrepujada por brasão heráldico entre frontão curvo interrompido e empena angular rompendo a linha dos telhados. Remate em cornija. Fachada NO. de 2 pisos, tendo no 1º portas de acesso a divisões de arrumos e actividades agrícolas e pequenas fenestrações rectangulares; o 2º com 8 janelas de guilhotina, 6 de balcão e 2 em lintel recto, em corpo mais saliente, remate em cornija. Os alçados posteriores, formando pátio, são compostos por janelas e portas incaracterísticas. Interior com "hall" de entrada comunicante com divisões de habitação. Do lado direito salão nobre com tecto de madeira pintado com heráldica, comunicando com divisões de habitação, cozinha e sala de arrumos, do lado esquerdo a capela. CAPELA - situada no extremo SE., delimitada por cunhais de cantaria com escadaria polilobada de 3 degraus que dá acesso ao pórtico, com moldura em cantaria e frontão curvo integrando uma legenda epigrafada e nicho no tímpano. Encima-o janelão com moldura recortada sobrepondo-se-lhe, sob cornija, um escudo armoriado entre frontão curvo interrompido. Nas empenas cruz pétrea sobre base e, lateralmente, contornada por cornija e encimada por pináculos nos cunhais. No lado esquerdo da capela com janelão, encontra-se adossada a sacristia com uma pequena fenestração rectangular. Fachada de tardoz da capela e sacristia, cega. Interior de nave única, com coro-alto e tecto de madeira com abóbada de berço. Púlpito do lado do Evangelho.

Acessos

EN 2 Km 186,3, para Parada de Gonta. EN 337 a 1,7 Km no Largo Visconde de Britiande, Rua Dr. Tomaz Ribeiro de Melo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano em superfície desnivelada, destacado, harmonizado, isolado e separado por via pública e muro de quinta.

Descrição Complementar

Legenda epigrafada latina no tímpano da capela que assinala a data da sua construção - "1738".

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1738 - data no tímpano da capela, correspondendo à possível construção; 1972 - venda da casa pelo neto do Visconde de Britiande, Vasco Osório Teixeira de Magalhães, a José Pereira de Almeida.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, rebocos e madeira.

Bibliografia

BORGES, Inês da Conceição do Carmo - O Solar de Santana - Museu Municipal de Tondela e a Arquitetura Senhorial da Região. Coimbra: Palimage, 2010.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1962 - reparação das coberturas.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login