Anta 1 do Vale da Laje / Anta do Vale da Laje

IPA.00036325
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Serra e Junceira
 
Anta construída na Época Megalítica, composta por câmara poligonal, formada por cinco esteios, com mais de 2,5 metros de altura, e corredor, curto e mais baixo, constituindo uma das antas mais importantes do Médio Tejo e que integrava um conjunto mais vasto, entretanto desaparecido. O monumento, rodeado por um círculo de lajes deitadas, era coberto pela mamoa. Esta, alguns séculos mais tarde, foi reforçada com pedras, adicionando-se um muro ao longo da mamoa, intervalado por pequenas estelas e seixos do rio, e outras estruturas. Na Idade do Bronze, o local voltou a ser utilizado para enterramentos, mas sem acrescentar estruturas.
 
Registo visualizado 205 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Acessos

WGS84 (graus decimais) lat.: 39,556265, long.: -8,302245

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se na bacia do rio Zêzere, em terreno coberto de vegetação e com alguma arborização, nas imediações da qual se procedeu à construção de empreendimento.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época megalítica - construção da anta; época do Bronze - reutilização do local para enterramentos; 2017 - equipa luso-britânica, envolvendo o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Terra e Memória de Mação e a Universidade de Durham, e coordenados por Luiz Oosterbeek (IPT) e Chris Scarre (Un. Durham), procedem a trabalhos de escavação na anta; 2020 - obras de construção de empreendimento turístico na proximidade da anta; 2021, 04 maio - Despacho do subdiretor-geral da DGPC a determinar a abertura do procedimento de classificação da Anta 1 do Vale da Laje de âmbito nacional; 16 julho - publicação da abertura de procedimento de classificação em Anúncio n.º 157/2021, DR, 2.ª série, n.º 137.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

OLIVEIRA, Gisela - «Tomar | Trabalhos arqueológicos recomeçaram na Anta de Vale da Laje» (https://www.mediotejo.net/tomar-trabalhos-arqueologicos-recomecaram-na-anta-de-vale-da-laje/), [consultado em 26 maio 2021].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login