Casa e Quinta da Ribeira / Quinta da Ribeira de Cima

IPA.00036293
Portugal, Braga, Guimarães, Ponte
 
Quinta atravessada pelo rio Ave, composta por área agrícola, tendo como principal produção a vinha, e zona florestal, possuindo mata classificada pelo Instituto de Conservação da Natureza, no interior da qual se localiza a capela, e erguendo-se a sudeste a casa, o jardim, a piscina e outros anexos. A Casa apresenta planta em U irregular, composta por corpos desiguais, com fachadas evoluindo em dois pisos, de grande sobriedade, rasgadas por vãos retilíneos. Na ala central do U, virado a sudeste, desenvolve-se, ao nível do segundo piso, ampla varanda envidraçada, com caixilharia de guilhotina, acedida por escada de três lanços e dois braços, sendo os últimos degraus comuns. A capela possui planta retangular simples e cobertura de duas águas. As fachadas são em cantaria aparente, a principal terminada em empena truncada por sineira, sobreposta por cruz, e rasgada por portal de verga reta simples, encimado por brasão de família. As fachadas laterais terminam em cornija, abrindo-se na lateral direita porta de verga reta. A mata de recreio, de pequenas dimensões, e caraterística do final do séc. 19, princípio do séc. 20, revela o gosto pelo colecionismo de plantas oriundas do oriente e do continente americano. Delimitada e percorrida por caminhos empedrados e parcialmente marginados por renques de Agapanthus, é constituída por mais de 30 espécies diferentes, predominantemente exóticas, com cerca de 30 m de altura, formando um copado contínuo. Das várias espécies, destacam-se a Sequoia sempervirens, Pinus strobus, Cedrus deodara, Liriodendron tulipifera, Liquidambar styraciflua, Cupressus lusitanica, Fagus sylvatica e um exemplar antigo de Quercus róbur, situado em frente da casa principal, no início do caminho que cruza a mata.
 
Registo visualizado 39 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Acessos

Ponte, Lugar da Ribeira, Caldas das Taipas; Rua Monte da Ínsua, 4810-294 Guimarães. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,473007, long.: -8,340148

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Peri-urbano, isolado. Quinta delimitada por alto muro e atravessada pelo rio Ave, encaixada entre os núcleos populacionais. Junto ao limite sudeste da quinta, ergue-se a Igreja Paroquial de Ponte (v. IPA.00033249).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta senhorial

Utilização Actual

Turística: casa de turismo rural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14 - construção da primitiva casa; posteriormente, é reformada e ampliada; 1995 - passa a desenvolver agroturismo; 2020, 16 abril - publicação da abertura do procedimento de classificação da Casa e Quinta da Ribeira, em Anúncio n.º 78/2020, DR, 2.ª série, n.º 75, neste mesmo ano, pelo Despacho n.º 6069/2020, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) classifica de Interesse Público a mata da Casa da Ribeira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada ou cem cantaria de granito aparente; soco, cunhais, cornijas e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; soalhos de madeira; tetos de madeira ou estuque; cobertura de telha.

Bibliografia

«Mata da Casa da Ribeira, em Ponte, e dois cedros, em Creixomil, classificados de interesse público pelo ICNF». 05 junho 2020 (https://www.guimaraesdigital.com/index.php/informacao/ambiente/60092-mata-da-casa-da-ribeira-em-ponte-e-dois-cedros-em-creixomil-classificados-de-interesse-publico-pelo-icnf), [consultado em 29 abril 2021].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login