Armazéns da Armação do Ramalhete / Conjunto formado pelos dois edifícios da Estação Marinha do Ramalhete e sua envolvente

IPA.00036291
Portugal, Faro, Faro, Montenegro
 
Armação para a pesca de atum composta por dois edifícios de armazenamento dos materiais utilizados na construção e arranjo da almadrava, construídos no séc. 19 / 20, constituindo os últimos vestígios das antigas armações para a pesca do atum no Algarve e o único em Faro. Os edifícios apresentam planta retangular, com cobertura em telhados de duas águas, o principal e maior com as fachadas evoluindo em dois pisos e, o mais pequeno, de apenas um. Têm as fachadas rebocadas e pintadas de branco, com os vãos moldurados a placas cerâmicas recortadas, o maior, tendo no térreo vãos retilíneos e, no segundo piso, de verga abatida. Durante a época da pesca do atum, a comunidade de pescadores era constituída por quase 200 famílias, provenientes de várias localidades do Algarve, que viviam em cabanas na envolvente do Ramalhete. O conjunto integra ainda um terceiro edifício, construído depois de 1991.
 
Registo visualizado 48 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Armazém    

Descrição

Acessos

Montenegro. WGS84 (graus decimais) lat.: 37,006295, long.: -7,967417

Protecção

Categoria: CIM - Conjunto de Interesse Municipal, Anúncio n.º 226/2021, DR, 2.ª série, n.º 191 de 30 setembro 2021 / Incluído no Parque Natural da Ria Formosa

Enquadramento

Ribeirinho, isolado. Implanta-se no Parque Natural da Ria Formosa, rodeado por lagos naturais de água do mar e por salinas, a sul do aeroporto de Faro. Em frente dos edifícios existem vários tanques.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: armazém

Utilização Actual

Científica: estação marinha

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1863 - é lançada pela primeira vez a Armação do Ramalhete, sob o financiamento e de João da Fonseca e Joaquim António da Fonseca, e de António Coelho de Carvalho e Sebastião José de Carvalho; 1899 - criação da Companhia de Pescarias do Cabo de Santa Maria, Ramalhete e Forte, para exploração da pesca do atum que, em Faro, era feita por três armações: a Armação do Cabo de Santa Maria, a de Ramalhete e a do Forte; 1935 - as três armações de atum ocupavam então cerca de 10 hectares de superfície do mar em frente à Praia de Faro; 1970 - a captura de atum na região diminui drasticamente; 1994 - adaptação a estação experimenta, gerida pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), da Universidade do Algarve, permitindo a manutenção de organismos vivos em ambiente controlado e dispondo de aquários e laboratórios para tratamento de amostras recolhidas; 2020, 05 novembro - abertura do procedimento de classificação do conjunto formado pelos dois edifícios da Estação Marinha do Ramalhete e sua envolvente como Conjunto de Interesse Municipal, em Edital n.º 1177/2020, DR, 2.ª série, n.º 216; 2021, 24 março - publicação do procedimento de classificação do conjunto formado pelos dois edifícios da Estação do Ramalhete e sua envolvente, como Conjunto de Interesse Municipal, em Edital n.º 347/2021, DR, 2.ª série, n.º 54.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

MESQUITA, José Carlos Vilhena - «A Pesca do atum no Algarve». 18 julho 2009 (http://algarvehistoriacultura.blogspot.com/2009/07/pesca-do-atum-no-algarve.html), [consultado em 29 abril 2021].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login