Chafariz do Largo de Trás dos Palheiros

IPA.00036260
Portugal, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcozelo
 
Chafariz construído no séc. 20, de tipo centralizado, composto por pilar facetado firmado por aletas, dispostas sobre soco em Y, tendo nas faces intermédias apainelados côncavos com torneiras, que vertem para pequenos tanques trapezoidais.
 
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Chafariz em cantaria de granito, sobre plataforma circular lajeada, quase ao nível do pavimento, com remate toreado. É formado por soco em Y, com remate em faixa, encimado por pilar central facetado, possuindo em três faces apainelado côncavo com torneira central, coroado por bola sobre acrotério. O pilar é firmado por aletas, que se desenvolvem sobre o soco, e, no enfiamento das torneiras, existem pequenos tanques trapezoidais, com remate em faixa, que servem para suporte de vasilhame e, simultaneamente, permitem escoar os sobejos de água pelo gradeamento. Sobre a plataforma, existem pilaretes facetados de proteção.

Acessos

Arcozelo, Além-da-Ponte, Rua de Arcos de Límia, Rua de Trás dos Palheiros. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,770185; long.: -8,589537

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Ponte sobre o Lima (v. IPA.00000424)

Enquadramento

Urbano, isolado e destacado. Implanta-se no núcleo urbano mais antigo do bairro Além-da-Ponte, a margem direita do Rio Lima, junto a via pertencente ao Caminho Português da Santiago, no centro de um pequeno largo quadrangular irregular, lajeado a granito, envolvido por construções de dois e três pisos de traça regional. Na proximidade localizam-se, imediatamente a sudeste, a Casa do Arnado, atualmente Albergue de Peregrinos e Museu do Brinquedo Português (v. IPA.00030078), bem como o Parque do Arnado a nascente, e, a cerca de 40 m a sul a Casa Grande de Além-da-Ponte (v. IPA.00033952).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20, meados - provável construção do chafariz; 2015, agosto - inauguração das obras de requalificação da Rua e Largo de Trás dos Palheiros.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em granito; grades em aço.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2015 - obras de requalificação do largo, no valor aproximado de 98 mil euros.

Observações

Autor e Data

João Almeida (Contribuinte externo) e Paula Noé 2020

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login