Estação Ferroviária de Rossas

IPA.00035976
Portugal, Bragança, Bragança, Santa Comba de Rossas
 
Estação ferroviária da Linha do Tua, construída no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros (EP), o cais coberto e as instalações sanitárias. O edifício de passageiros, da mesma tipologia das estações de Azibo (v. IPA.00035967), Carvalhais (v. IPA.00035834), Cortiços (v. IPA.00035928), Grijó (v. IPA.00035929), Romeu (v. IPA.00031141), Sendas (v. IPA.00035966), e outras, apresenta planta retangular e fachadas de dois pisos, terminadas em cornija de cantaria, a principal e a posterior de estrutura semelhante, rasgadas por três vãos de verga abatida, com molduras retilíneas do mesmo material, e as laterais, em empena, com vão estreito no segundo piso e toponímias relevadas. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
Registo visualizado 124 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Conjunto composto por edifício de passageiros (EP), cais coberto (CC) e instalações sanitárias públicas, apresentando ainda outros vestígios complementares, nomeadamente vestígios do canal, do cais alteado para cargas/descargas e da plataforma de embarque. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular e cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples e a sul sobreposta por chaminé. Fachadas de dois pisos, rebocadas e pintadas de branco, com soco de cantaria, terminadas em cornija, e rasgadas regularmente por vãos de verga abatida e moldura retilínea, formando ligeiro recorte lateral e com chave relevada. A fachada principal, virada a nascente, e a posterior são semelhantes, rasgadas por três eixos de vãos, correspondendo no piso térreo a portas e no superior a janelas de peitoril; sob a janela central da fachada posterior, virada à linha, existe toponímia em relevo. As fachadas laterais, terminadas em empena, são rasgadas por pequeno vão, tipo fresta, com moldura recortada, e possuem toponímias em relevo, pintada de preto. No INTERIOR: o edifício estava dividido entre áreas de serviço e sala de espera, no piso térreo, e habitação do chefe de estação, no segundo piso, implantando-se no lado sul as escadas de comunicação.

Acessos

Santa Comba de Rossas, EN 15; A4; Linha do Tua - Ponto quilométrico 110,242 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,664855, long.: -6,829726

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1906, 31 dezembro - inauguração do troço da linha do Tua entre Rossas e Bragança, na sequência da qual se deve ter construído a estação; 1992, 15 outubro - encerramento da linha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; soco, cornija e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

«O que se fez em Caminhos de Ferro no ano de 1939». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 1 janeiro 1940, ano n.º 52, p. 39; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Companhia Nacional de Caminhos de Ferro: 1939 - obras de restauro na estação.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2018 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login