Centro de Congressos do Estoril

IPA.00035944
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Cascais e Estoril
 
Edifício multiusos projetado e construído em finais do século 20, procura constituir um imóvel caracterizado por áreas com grande flexibilidade de uso, polivalente e detentor da melhor tecnologia, podendo acolher todo o tipo de eventos e várias atividades em simultâneo, ao mesmo tempo que as suas características de tecnologia AVAC lhe permitem uma reduzida peugada ecológica.
 
Registo visualizado 84 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Edifício multiusos    

Descrição

Planta poligonal, quadrada, com três pisos, cobertura plana na área mais a ocidente, em terraços na restante, e em domo no auditório. Fachada principal orientada a norte, revestida a vidro com cabos de aço que permitem a colocação de painéis, as restantes fachadas são revestidas a placas metálicas e percorridas por soco de cantaria. Tem uma entrada secundária a nascente. INTERIOR: acede-se ao interior através do portal a norte, sendo o espaço interno distribuído a partir de um grande hall, que se pode reverter em espaço expositivo a partir da utilização de painéis baixos ou de uma parede vertical completa, oferecendo soluções flexíveis a congressos de 600 a 1000 pessoas, à direita existe um anfiteatro com capacidade de 600 espectadores e três cabines de tradução simultânea. No segundo piso existe a possibilidade de moldar o espaço em diversas configurações, de uma forma integrada ou em total autonomia, conforme as necessidades dos varios eventos promovidos. Na cobertura existem grandes terraços.

Acessos

Estoril, Avenida Amaral, Avenida Clotilde. WGS (graus decimais): lat. 38,706334, long. -9,396065.

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, isolado. Localiza-se a meia encosta, a norte da praia de São João do Estoril, confrontando, a ociente com o Casino do Estoril (v. IPA.00014403)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: edifício multiusos

Utilização Actual

Comercial e turística: edifício multiusos

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

2001 - inauguração; 2002 - vence o Prémio de Excelência em Inovação e de Qualidade de Arquitectura e do Melhor Desenvolvimento de Turismo; 2015, 20 julho - deliberação camarária a aprovar a abertura do procedimento de classificação como Monumento de Interesse Municipal; 2015, 24 junho - pedido de parcer por parte da autarquia sobre a categoria de classificação a atribuir ao imóvel; 2016, 04 abril - a DGPC considera que o imóvel não reúne condições de excepção que o façam merecedor de uma classificação nacional.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2018

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login