Pensão Primavera / Residencial Primavera

IPA.00035943
Portugal, Lisboa, Amadora, Venteira
 
Edifício comercial e turístico construído no início do século 20 para pensão, apresenta características que se podem filiar na arquitetura eclética que lhe é contemporânea. Construído junto à linha férrea, inscreve-se na expansão urbana inicial da Amadora, impulsionada pela inauguração daquele meio de transporte que, desde 1887, passou a ligar Lisboa a Sintra. Apresentava-se inicialmente isolado, servindo de apoio aos passageiros que aí chegavam. Hoje encontra-se numa das principais artérias centrais da cidade, tendo adossados, de ambos os lados, imóveis da segunda metade do século 20, com os quais não apresenta quaisquer afinidades. Apresenta uma planta quadrangular, que se desenvolve por três pisos, sendo o último menor, correspondente a um alteamento central, apresenta cobertura a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de verde com abertura de vãos, retilíneos, inscritos em molduras de alvenaria encimadas por frontão curvo, a ritmo regular. Fachada principal voltada a nascente, de dois e três pisos, apresenta três panos, sendo o segundo centralizado por janela de sacada servida de varandim com balaustrada pétrea sustentada por mísulas salientes no segundo piso e com guarda de ferro no terceiro, emolduradas por pilastas estilizadas, de fuste estriado, de alvenaria. Os panos laterais, de dois pisos, são animados por janela de sacada servida de varandim com balaustrada pétrea sustentada por mísulas salientes. A fachada é rematada por platibanda sobre mísulas salientes nos panos laterais e alteada por empena curva no central. O primeiro piso regista área comercial, que, inicialmente, seria marcada por vãos inscritos em arco abatido, e que se encontram alterados, ladeando o portal de verga reta de acesso ao imóvel. fachada posterior com logradouro preenchido por construções espúreas. No interior é de destacar a escadaria de acesso aos diferentes pisos em madeira e ferro forjado decorado com elementos neoclássicos, os estuques pintados e os azulejos brancos com elegantes motivos florais, pavimentos em mosaico hidráulico.
 
Registo visualizado 97 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial e turístico  Unidade hoteleira  Pensão  

Descrição

Planta poligonal, quadrangular. Com três pisos, sendo o último menor, correspondente a um alteamento central, apresenta cobertura a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de verde com abertura de vãos, retilíneos, inscritos em molduras de alvenaria encimadas por frontão curvo, a ritmo regular. Fachada principal voltada a nascente, de dois e três pisos, apresenta três panos, sendo o segundo centralizado por janela de sacada servida de varandim com balaustrada pétrea sustentada por mísulas salientes no segundo piso e com guarda de ferro no terceiro, emolduradas por pilastas estilizadas, de fuste estriado, de alvenaria. Os panos laterais, de dois pisos, são animados por janela de sacada servida de varandim com balaustrada pétrea sustentada por mísulas salientes. A fachada é rematada por platibanda sobre mísulas salientes nos panos laterais e alteada por empena curva no central. O primeiro piso regista área comercial, que, inicialmente, seria marcada por vãos inscritos em arco abatido, e que se encontram alterados, ladeando o portal de verga reta de acesso ao imóvel. fachada posterior com logradouro preenchido por construções espúreas. INTERIOR: escadaria de acesso aos diferentes pisos em madeira e ferro forjado decorado com elementos neoclássicos, os estuques pintados e os azulejos brancos com elegantes motivos florais, pavimentos em mosaico hidráulico.

Acessos

Av. Santos Matos, n.º 3 a 9. WGS (graus decimais): lat.: 38,758495, long. 9,235505

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, adossado. Encontra-se inserido na malha urbana da freguesia da Venteira, central na cidade da Amadora. Insere-se numa rua pedonal, de função predominantemente comercial, a sul da Estação de Caminhos-de-ferro, confronta com o edifício dos Recreios da amadora (v. IPA.00020814).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: pensão

Utilização Actual

Comercial e turística: residencial

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1920 - processo para a construção de um edifício para pensão, mais baixo que o atual, sem o andar sobrelevado ao centro; 1920 - 1930 - construção do piso sobreelvado para habitação do proprietário; 1930 - para além da residencial, o imóvel alberga, igualmente, a sede do Grupo Columbófilo da Amadora; 2007, 10 janeiro - por deliberação camarária é aberto o processo de classificação como IM - Interesse Municipal; 30 janeiro - a Câmara Municipal da Amadora solicita parecer sobre a classificação; 13 março - a Direção Regional de Cultura emite parecer, que merece a concordância do Instituto Português do Património Arquitetónico, no encerramento de uma classificação de âmbito nacional; 10 abril - é dado conhecimento do parecer à autarquia; 2017, 05 abril - deliberação da Câmara Municipal da Amadora a aprovar a classificação como MIM - Monumento de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Bibliografia

www.patrimoniocultural.gov.pt (acedido em janeiro 2018)

Documentação Gráfica

CMA

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

CMA

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2018

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login