Edifício da antiga Padaria da Venteira

IPA.00035942
Portugal, Lisboa, Amadora, Venteira
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial construído no início do século 20, apresenta características próprias de um prédio de rendimento do início do século 20, integrando-se na expansão urbana inicial da Amadora, impulsionada pela inauguração da linha de caminho-de-ferro que, desde 1887, passou a ligar Lisboa a Sintra. Edifício de rendimento de quatro pisos, de planta poligonal, forma um gaveto entre as ruas 1.º de Dezembro e Guilherme Gomes Fernandes, com fachadas revestidas a azulejo geométrico, marcadas pela regularidade dos vãos, alternados entre janelas de sacada e de peitoril, inseridos em molduras de alvenaria em arco abatido, com fecho saliente. A separação entre pisos é efetuada por cornija de alvenaria, sendo a de remate do terceiro saliente, formando um varandim único, com guarda balaustrada em ferro, que corre sob todo o último piso, este rasgado por uma sucessão de janelas de sacada. Adossada à fachada posterior, no logradouro, a sudoeste, com acesso no final da fachada lateral esquerda encontra-se um forno de pão associado a uma chaminé circular em tijolo maciço. Encontra-se em consonancia com os restantes edifícios do quarteirão em que se insere, que lhe são posteriores.
 
Registo visualizado 143 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta poligonal, formando um quadrilátero com um ângulo agudo, correspondente ao gaveto entre as ruas 1.º de Dezembro e Guilherme Gomes Fernandes. Com quatro pisos, apresenta cobertura telhada a três águas, fachadas revestidas a azulejo geométrico de estampilha de base beije e pintura a vermelho escuro, rematadas por cimalha em betão. Fachada principal orientada a nordeste, no gaveto, surge rematada nos cantos com pilastras fingidas em alvenaria. Fachadas rasgadas por vãos retilíneos, apresentados num ritmo regular na repetição de janela de peitoril, janela de sacada, inseridos em molduras de alvenaria em arco abatido, com fecho saliente. A separação entre pisos é efetuada por cornija de alvenaria, sendo a de remate do terceiro saliente, formando um varandim único, com guarda balaustrada em ferro, que corre sob todo o último piso, este rasgado por uma sucessão de janelas de sacada. Adossada à fachada posterior, no logradouro, a sudoeste, com acesso no final da fachada lateral esquerda encontra-se um forno de pão associado a uma chaminé circular em tijolo maciço.

Acessos

Gaveto entre as ruas 1.º de Dezembro e Guilherme Gomes Fernandes. WGS (graus decimais): lat. 38,75848, long. - 9,238330.

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, adossado. Localiza-se em plena malha urbana da freguesia central da cidade da Amadora, nos quarteirões a sudoeste do Parque Delfim Guimarães (IPA.00034662) e da estação ferroviária, a norte da Igreja Paroquial da Amadora.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial e comercial: edifício multifamiliar

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1920, dezembro - a firma Pereira, Fonseca e Castanheiras solicita autorização à autarquia para a edificação do imóvel; 1941 - é construída uma nova chaminé para o forno da panificadora, uma vez que a anterior tinha sido destruída por um ciclone tinha destruído a original; 2007, 10 janeiro - por deliberação camarária é aberto o processo de classificação como IM - Interesse Municipal; 30 janeiro - a Câmara Municipal da Amadora solicita parecer sobre a classificação; 13 março - a Direção Regional de Cultura emite parecer, que merece a concordância do Instituto Português do Património Arquitetónico, no encerramento de uma classificação de âmbito nacional; 10 abril - é dado conhecimento do parecer à autarquia; 2017, 05 abril - deliberação da Câmara Municipal da Amadora a aprovar a classificação como MIM - Monumento de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco, cantaria de calcário, ferro forjado, madeira, vidro, cerâmica e betão

Bibliografia

www.patrimóniocultural.gov.pt (acedido em janeiro 2018)

Documentação Gráfica

CMA: DAU

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2018

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login