Villa Luz Pereira / Villas José de Oliveira

IPA.00035898
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Vila operária construída no início do século 20 no interior de um quarteirão do bairro histórico da Mouraria, apresenta uma planta em U a envolver um pátio longilíneo em forma de rua, o que configura uma solução racional de rentabilização do espaço e pela sistematização do processo construtivo, sem prejuízo da otimização da vivência em termos de vistas, iluminação e ventilação natural. Com três pisos, o último dos quais em mansarda, estrutura-se em seis módulos, cada qual com escada interior de acesso a seis fogos, dois por piso. As suas fachadas apresentam um desenho cuidado de feição eclética, característico da transição de século, com destaque para o emolduramento dos vãos em arcos de asa de cesto com tijolo à vista, para os trabalhos de carpintaria e guardas metálicas nas mansardas e respetivos beirados.Quanto à organização interna dos fogos, apresenta a solução tipo de quatro espaços com estrutura cruciforme, solução vantajosa em termos de otimização espacial, simplicidade construtiva e iluminação natural.
 
Registo visualizado 421 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Residencial multifamiliar  Vila operária    

Descrição

Conjunto arquitetónico residencial e plurifamiliar, apresenta uma planta poligonal, em U, resultante da articulação de seis corpos de três pisos, sendo o último em mansarda, em redor de um pátio longilíneo em forma de rua, para onde se orientam as entradas principais dos fogos habitacionais (36 no total).. Fachadas rebocadas e pintadas a cinzento no primeiro piso, de amarelo nos restantes, rasgadas por vãos com molduras em arco em asa de cesto com vãos em tijolo aparente, do mesmo material é o friso que marca a separação dos pisos. Coberturas teladas maioritariamente a duas águas, com beirados e guardas da mansarda em metal trabalhado. INTERIOR: acede-se ao interior por cada uma das seis portas de verga reta que pontuam o pátio, com acesso a um pequeno átrio com serventia para a escada de distribuição dos seis fogos de cada corpo, dois por andar. Quanto à organização interna dos fogos, apresenta a solução tipo de quatro espaços com estrutura cruciforme, solução vantajosa em termos de otimização espacial, simplicidade construtiva e iluminação natural.

Acessos

Travessa do Jordão, n.º 18. WGS (graus decimais): lat.: 38,717223, long.: -9,134135

Protecção

CIP - Conjunto de Interesse Público, Portaria n.º 861/2023, DR, 2ª série, n.º 246 de 22 dezembro 2023

Enquadramento

Urbano. Em meia encosta, inserido na malha urbana do bairro da Mouraria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residêncial: vila operária

Utilização Actual

Residêncial: edifício multifamiliar

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1891, novembro - José d'Oliveira solicita autorização camarária para a construção de dois corpos paralelos; 1892, outubro - o mesmo José d'Oliveira submeteuum novo projeto que previa a ligação entre os dois corpos já licenciados; 1928 - António Augusto da Luz Pereira, proprietário, aproveita a ocorrência de obras de recuperação para fazer o registo na fachada de Villa Luz Pereira; 2015, 30 abril - requerimento de classificação elaborado pelo arquiteto Nuno Teotónio Pereira; 07 agosto - proposta do Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a abertura do procedimento de classificação, a qual merece parecer favorável do diretor-geral da DGPC de 25 do mesmo mês; 18 setembro - é publicado o Anúncio n.º 218/2015, DR, 2.ª série, n.º 183, com a abertura do procedimento.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria de tijolo, reboco, madeira, vidro, metal e tijolo.

Bibliografia

PEREIRA, Nuno Teutónio, BUARQUE, Irene - Prédios e Vilas de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, 1995 (Cidade de Lisboa; 108).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login