Edifício O Velho Mirante

IPA.00035860
Portugal, Lisboa, Odivelas, União das freguesias de Pontinha e Famões
 
Edifício construído possivelmente na segunda metade do século 18, como denotam algumas características afins com o período pombalino. Apresenta uma planta poligonal, em trapézio, desenvolve-se em dois registos. Fachadas rebocadas e pintadas a amarelo, delimitadas por cunhal em cantaria e percorridas por soco de aparelho rustico, que reveste todo o primeiro registo. Cobertura telhada a cinco águas. Fachada principal virada a sudeste, para o cruzamento, apresenta um único pano no qual se destaca o pórtico de arco da volta perfeita com um portão de ferro que o centraliza, encima-o um janelão de sacada com varandim com guarda de ferro forjado. As fachadas laterais primam pela simplicidade arquitetónica, também em dois registos apresentam um primeiro revestido por soco de aparelho rústico e o segundo rasgado por uma janela de peito retilínea com moldura de cantaria simples. Na fachada posterior destaca-se, no registo superior, dois vãos cegos em arco pleno ladeando um pequeno corpo avançado rematado por cunhais curvilíneos. Esta fachada é completada por uma platibanda que acompanha a volumetria do edifício. Interiormente, o primeiro piso é uma sala única, destinada a clientes, funcionando a cozinha num anexo construído posteriormente. No andar superior existe uma sala octogonal, convertida em salão multi-usos, cujas paredes e teto apresentam exemplos de pintura mural com representações de paisagens, motivos florais e animais.
 
Registo visualizado 194 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Estação da malaposta    

Descrição

Planta poligonal, em trapézio, desenvolve-se em dois registos. Fachadas rebocadas e pintadas a amarelo, delimitadas por cunhal em cantaria e percorridas por soco do mesmo material. Cobertura telhada a cinco águas. Fachada principal virada a sudeste, para o cruzamento, apresenta um único pano, desenvolve-se em dois registos, o primeiro revestido por soco de aparelho rústico, ostenta um pórtico de arco da volta perfeita com um portão de ferro. No segundo registo está inserido um janelão de sacada com varandim com guarda de ferro forjado. As fachadas laterais primam pela simplicidade arquitetónica, também em dois registos apresentam um primeiro revestido por soco de aparelho rústico e o segundo rasgado por uma janela de peito retilínea com moldura de cantaria simples. Na fachada posterior destaca-se, no registo superior, dois vãos cegos em arco pleno ladeando um pequeno corpo avançado rematado por cunhais curvilíneos. Esta fachada é completada por uma platibanda que acompanha a volumetria do edifício. INTERIOR: encontra-se bastante adulterado pelas alterações de uso. Assim, o primeiro piso é uma sala única, destinada a clientes, funcionando a cozinha num anexo construído posteriormente. No andar superior existe uma sala octogonal, convertida em salão multi-usos, cujas paredes e teto apresentam exemplos de pintura mural com representações de paisagens, motivos florais e animais.

Acessos

Rua de Santo Eloy, Pontinha. WGS (graus decimais): lat.: 38,76593; long.: -9.19867

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação de 26 janeiro 2005 da Câmara Municipal de Odivelas

Enquadramento

Urbano. Inserido na malha urbana da Pontinha, para sul, no cruzamento entre as ruas Santo Eloy, Capitão Salgueiro maio e a Estrada da Circunvalação, confronta com o quartel do Regimento de Engenharia número 1.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: estação da malaposta

Utilização Actual

Comercial: restaurante

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, segunda metade - data provavel para a construção do imóvel que, provavelmente, serve de estação de mala posta, podendo ao invés ter sido parte da Quinta da Feira; 1994, maio - sofre um incêndio; 2001 - é adaptado a restaurante; 2004, 05 maio - por delibração camarária é aberto o processo de classificação como Interesse Municipal; 2004, 02 novembro - recebe parecer favorável da Direção Regional de Cultura de Lisboa; 28 novembro - parecer favorável do presidente do IPPAR sobre a classificação como de IM.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Bibliografia

PEREIRA, José Baptista - Memórias da Pontinha. Pontinha, 1999; PEREIRA, Gabriel - Pelos subúrbios e vizinhanças de Lisboa. S. l., 1910.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login