Quinta da Cerca de São Bento

IPA.00035852
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Carcavelos e Parede
 
Casa abastada com planta em "U", fachadas rebocadas e pintadas, de um só piso, rasgadas por vãos de verga reta e moldura simples de cantaria. Coberturas telhadas, maioritariamente a duas águas. Fachada principal virada a sul, para o interior da quinta, abrindo sobre o pátio. A entrada na zona residencial da quinta faz-se através de um largo portão que, por sua vez, dá acesso a um pátio. A presença de uma torre sineira pode indiciar que teria existido no local uma capela.
 
Registo visualizado 85 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial unifamiliar  Quinta  Casa abastada  

Descrição

Casa principal com planta em forma de U, de um só piso, fachadas pintadas e rebocadas, rasgadas por vãos retilíneos, com molduras de cantaria simples. Cobertura telhada, maioritariamente a duas águas, associam-se as demais dependências igualmente de piso térreo dispostas em torno de um pátio. A presença de uma torre sineira pode indiciar que teria existido no local uma capela.

Acessos

Rua Dr. Mário Amaral. Murtal. WGS (graus decimais): long.: 38,705471, long.: -9,369164

Protecção

Em vias de classificação.

Enquadramento

Periurbano. Situa-se em área rural, a norte do Murtal, na margem esquerda da ribeira de Caparide, tendo a nascente e a sul uma zona edificada, e a norte e a poente, terrenos agrícolas de antigas quintas. Junto da propriedade, na zona norte, situa-se também um antigo caminho rural.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Residencial: quinta

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (data inscrita num pilar, junto da entrada)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1886 - data inscrita num pilar junto da entrada da quinta, provavel edificação; séc. 20 - obras de readaptação de diversas dependências tornaram a sua leitura de conjunto muito difícil de ser feita; 2002, 04 março - por deliberação camarária a autarquia determina o interesse na abertura do processo de classificação como de Interesse Municipal do sítio do Vale de Caparide, que inclui o conjunto das Quintas da Cerca de São Bento, da Ribeira, da Samarra, dos Pesos e dos Chaínhos; 2003, 05 agosto - a Câmara Municipal de Cascais pede parecer sobre uma eventual classificação como Interesse Municipal; 2004, 12 fevereiro - aberto procedimento de classificação como IM (Edital N.º 190/04, publicado no Boletim Municipal de 20 de maio de 2004; 2008, 08 abril - Direção Regional de Cultura de lisboa e Vale do Tejo emite parecer pelo encerramento do processo de classificação de âmbito nacional da Quinta da Cerca de São Bento, por não ter valor nacional.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login