Necrópole de Vale Fuzeiros / Necrópole da Forneca

IPA.00035843
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Necrópole construída na Alta Idade Média, formada por oito sepulturas escavadas em afloramentos rochosos, e estruturadas em três núcleos separados, o maior com cinco sepulturas agrupadas, uma afastada, e o menor com apenas duas. Segundo alguns investigadores, as pias escavadas na rocha junto às sepulturas do núcleo principal podem ter sido utilizadas para o banho ritual do cadáver que depois era encaminhado para a zona da necrópole.
 
Registo visualizado 234 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Sepultura escavada na rocha    

Descrição

Necrópole composta por oito sepulturas escavadas em afloramentos rochosos, de arenito vermelho, organizados em três núcleos: o principal, situado no topo do afloramento rochoso composto por dois blocos, com cinco sepulturas, o segundo com apenas uma sepultura, a sudoeste, e o terceiro a noroeste, com duas sepulturas. O núcleo principal estrutura-se num penedo de arenito, grés de Silves, que é formado por dois blocos basculados para sul. No bloco superior, a norte, existem duas pias escavadas na rocha, uma de forma circular e outra oval, com um diâmetro de 1,30m e 0,80m de comprimento e a profundidade de 0,35m e 0,20m respetivamente. No bloco inferior, a sul do anterior, encontram-se escavadas as cinco sepulturas, três das quais estão inteiras, mas sem cobertura, e as outras duas estão mutiladas na parede que as separa, de modo a formar uma grande pia. Próximo deste núcleo, a sudoeste, existe uma outra sepultura, mas totalmente destruída, de que subsiste apenas o fundo da mesma. A noroeste do núcleo principal, existe um outro afloramento rochoso, com duas sepulturas isoladas e bastante destruídas, nas paredes laterais e na zona dos pés, tendo um deles sido deslocado do sítio original, restando apenas parte da cabeceira. As sepulturas apresentam predominantemente a orientação no sentido noroeste-sudeste.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, Lugar da Forneca; estrada da Barragem do Funcho, a 500 m do início desta via encontra-se o desvio para o lugar da Forneca, implantando-se o afloramento rochoso da necrópole no final da rua principal. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,254065; long.: -8,348067

Protecção

Categoria: SIM - Sítio de Interesse Municipal, Edital n.º 35/2016, da Câmara Municipal de Silves de 08 junho 2016

Enquadramento

Urbano, isolado, nas imediações das habitações do lugar, no final da rua principal da mesma, a cerca de 124 m de altitude.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: necrópole

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUEÓLOGO: Luís Miguel Guerreiro Cabrita (2005).

Cronologia

Alta Idade Média - época provável para a feitura da necrópole; 2005 - levantamento gráfico, fotográfico e topográfico das sepulturas escavadas na rocha, por Luís Miguel Guerreiro Cabrita; 2014, 27 agosto - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a abertura do procedimento de classificação como Conjunto de Interesse Municipal; 24 setembro - pedido de parecer da Câmara sobre a eventual classificação como de Interesse Municipal; 2015, 22 janeiro - Informação favorável da DRC do Algarve; 27 janeiro - Edital n.º 20/2015 da Câmara Municipal de Silves; 11 fevereiro - Despacho de concordância do diretor-geral da DGPC, mas como Sítio de Interesse Municipal; 27 fevereiro - é dado conhecimento do despacho à Câmara; 2016, 25 maio - Deliberação da Câmara Municipal de Silves a determinar a classificação como Sítio de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em grés de Silves.

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Necrópole de Vale Fuzeiros / Forneca, 2016». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/20349479), [consultado em 23 outubro 2017]; «Vale Fuzeiros / Forneca» In Portal do Arqueólogo (http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=trabalhos.resultados&subsid=2379902&vs=50112), [consultado em 23 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login