Villa Julia

IPA.00035821
Portugal, Bragança, Vila Flor, Samões
 
Palacete construído no início do séc. 20, com planta retangular, a que se acrescentou um corpo mais pequeno, recentemente adaptado a hotel rural. As fachadas evoluem em dois e três pisos, adaptadas ao declive do terreno, com cunhais em alheta, remate em friso com argolas e cornija, rasgada por vãos retilíneos na fachada principal e de verga abatida nas restantes. Na frontaria, os vãos do eixo central possuem jambas recortadas, o portal com verga rematada em cornija e chave relevada, e a janela superior com frontão curvo contendo inscrição alusiva à construção, tendo esta e as restantes do piso superior guarda de peito, em ferro. Junto à casa ergue-se capela, de planta retangular simples, interiormente com iluminação axial e unilateral, e fachadas de cunhais apilastrados, a principal terminada em empena truncada por sineira, e rasgada por portal de verga reta, óculo quadrilobado e com brasão de família.
 
Registo visualizado 75 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

CASA: planta composta de dois corpos, retangulares, o principal volumetricamente muito mais alto. Coberturas escalonadas, em telhados de quatro águas, o do corpo principal integrando uma água-furtada central, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, evoluindo em dois e três pisos, no corpo principal, com cunhais em alhetas e remate em friso, ritmado por argolas de ferro, e cornija. A fachada principal surge virada a nordeste, rasgada por três eixos de vãos retilíneos, com caixilharia de duas folhas e bandeira, correspondendo, no piso térreo, a portal entre duas janelas de peitoril, de brincos retos, e, no segundo, a janelas de peitoril, com guarda de peito em ferro; os vãos centrais possuem a moldura lateralmente recortada, tendo o portal chave relevada e a janela frontão curvo com tímpano inscrito. A água-furtada termina em empena, com aba corrida de madeira, e é rasgada por uma bífora em arco apontado, com moldura de madeira. A fachada lateral esquerda é rasgada por janelas jacentes, na cave, marcada por cornija, e por janelas de peitoril de verga abatida, com falsos brincos retos, nos pisos superiores; na lateral direita a fenestração irregular e, na posterior, é rasgada por duas portas, a da direita transformada em janela de peitoril, no piso térreo, e por três janelas nos dois pisos superiores, sendo as centrais de varandim, com guarda em ferro. CAPELA: planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, sobre acrotérios, e terminadas em friso e cornija. Fachada principal virada a nordeste, terminada em empena truncada por sineira, coroada por cruz latina de cantaria. É rasgada por porta de verga e por óculo quadrilobado, encimado por brasão de família. A fachada lateral esquerda é rasgada por fresta junto ao altar-mor e a oposta é cega.

Acessos

Samões, Rua do Outão, n.º 1. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,307499; long.: 7,182368

Protecção

Em Vias de classificação *1

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da povoação, inserido em propriedade, em frente da casa, que se dispõe perto da via pública, delimitado por gradeamento em ferro sobre murete de cantaria, adaptado ao declive do terreno, dispondo-se a capela paralela à casa, numa plataforma, a sudeste. O portal da fachada principal é precedido por escada de cantaria. Em frente ergue-se casa com as instalações do Hotel Rural Villa Julia. A cerca de 100m para nascente, ergue-se a Igreja Paroquial de Samões (v. IPA.00019420).

Descrição Complementar

No tímpano da janela central do último piso existe a inscrição: " VILLA JULIA / 1907".

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: unidade hoteleira

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1907 - data inscrita no tímpano da janela do segundo piso da frontaria, assinalando a construção da casa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos, sineira e outros elementos em cantaria de granito; guardas e grades em ferro; portas, aba corrida e moldura dos vãos da água-furtada em madeira; vãos com vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - O imóvel encontra-se em Em vias de classificação para Interesse Municipal.

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login