Edifício na Avenida Duque de Ávila, n.º 18

IPA.00035820
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Edifício de habitação multifamiliar, com loja no piso térreo, projetado e construído na década de 1930. De promoção particular e tendo por objetivo o aluguer, este imóvel, de características Artes Decorativas, articula-se com um conjunto de edifícios ecléticos, de feição Beaux-Artes, formando uma frente de quarteirão de grande harmonia. Com cinco pisos (com mansarda), apresenta uma fachada principal sóbria e de grande levesa. Ao nível interno dispõe de uma fração por piso, acesso por escada lateral e elevador. Os fogos apresentam as áreas sociais (sala de visitas e escritório ou quarto de apoio) junto às fachadas principais, remetendo para as zonas intermédias os quartos, a instalação sanitária e os arrumos (que recebem luz de pequenos saguões/corredores laterais) e para tardoz os espaços de serviço doméstico, no que constitui um modelo de organização espacial iniciado com o desenvolvimento do plano urbanístico de Ressano Garcia, em finais de oitocentos, e que perduraria no tempo. As suas fachadas anteriores e posteriores apresentam-se muito diferenciadas, sendo a fachada pública interessante pela de saliências e reentrâncias num desenho estilizado. A fachada privada, virada ao logradouro, é servida de janelas de peito com moldura de verga reta e escadas de serviço.
 
Registo visualizado 185 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Acessos

Avenida Duque de Ávila, n.º 18. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,735303; long.: -9,143826

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, adossado, harmónico. Integra uma frante de quarteirão com imóveis ligeiramente anteriores, com os quais se integra de forma consonante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício multifamiliar

Utilização Actual

Residencial: edifício multifamiliar

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: João Machado (c. 1930)

Cronologia

c. 1930 - construção do edifício; 2015, 02 março - dá entrada na DGPC um requerimento da Junta de Freguesia das Avenidas Novas propondo a classificação da frente de quarteirão da Avenida Duque d'Ávila, números 18 a 32; 2016, 05 janeiro - é proposta a abertura de processo de classificação de âmbito nacional para o conjunto urbano da Avenida Duque d'Ávila, números 18 a 32F e Avenida da República, números 10 a 10F, a qual recebe despacho favorável a 01 de março; 2017, 03 maio - é publicado Anúncio número 63/2017,com Despacho de Abertura de processo de classificação a nível nacional, no DR, 2.ª série, n.º 85; 2021, 17 setembro - publicação da abertura de novo procedimento de classificação do Conjunto urbano da Avenida Duque d'Ávila, n.º 18 a 32 F, e Avenida da República, n.º 10 a 10 F, em Anúncio n.º 213/2021, DR, 2.ª série, n.º 182.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login