Casa na Avenida Central, n.º 134 / Albergaria Bracara Augusta

IPA.00035811
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Casa abastada urbana, construída no final do séc. 19, com planta retangular e fachadas evoluindo em dois pisos, a principal revestida a cantaria, de cunhais apilastrados, remate em friso, cornija e platibanda plena, rasgada regularmente por vãos retilíneos, correspondendo a portas intercaladas por janelas de peitoril e no segundo piso a janelas de sacada, com guarda em ferro. Inicialmente o piso térreo destinava-se aos espaços de serviço, receção e visita, de onde se destaca sala com colunas sustentando arcos, ficando o vestíbulo, de pequenas dimensões e eixo longitudinal, ao centro, no enfiamento do qual surgia a caixa das escadas, de acesso ao segundo piso, onde se localizavam os quartos e os espaços sociais.
 
Registo visualizado 256 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta retangular irregular, com corpo adossado à fachada posterior. Volumes articulados e coberturas em telhados de duas águas com águas-furtadas e de uma água. Fachada principal virada a norte, revestida a cantaria, de dois pisos, separados por friso, cunhais apilastrados e terminada em friso, ritmado por argolas de ferro, cornija e platibanda plena, almofadada. É rasgada regularmente por cinco eixos de vãos, retilíneos, com molduras percorridas por frisos, encimados por cornija reta, correspondendo, no piso térreo, a três portais e duas janelas de peitoril e, no segundo piso, a cinco janelas de sacada, com guardas em ferro, pintadas de azul. Na fachada posterior, o corpo adossado apresenta três pisos. INTERIOR com pequeno vestíbulo central, retangular e de eixo longitudinal, com as paredes revestidas a cantaria, tendo portais em arco, de volta perfeita, e chave relevada sobre pilastras, de comunicação com as dependências laterais, nomeadamente o restaurante, e no topo para a zona da caixa das escadas para o segundo piso. No restaurante, conserva a antiga parede lateral de cantaria e a estrutura da arcada que delimita a sala, com arcos de volta perfeita assentes em colunas toscanas.

Acessos

São José de São Lázaro, Avenida Central, n.º 134

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 93/2011 da Câmara Municipal de Braga de 22 junho 2011 / Incluído na Zona de Proteção da Casa Rolão (v. IPA.00000353)

Enquadramento

Urbano, flanqueado, formando frente de rua, virada à Praça da República, com largo passeio separador. Nas imediações, erguem-se a Igreja e Colégio dos Congregados (v. IPA.00001149), a Casa Rolão (v. IPA.00000353) o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França (v. IPA.00011127), a Capela de Nossa Senhora-a-Branca (v. IPA.00011129) e outros imóveis de interesse arquitetónico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: estalagem

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1890, finais - construção do edifício para habitação pelo então proprietário do Mosteiro de Tibães, sobre as estruturas de um outro edifício quinhentista ali existente; 1940 - é conhecido como a "Casa da Sopa", por ali se distribuir comida aos mais carenciados; posteriormente, aqui funciona a Casa da Legião; séc. 20, finais - adaptação a unidade hoteleira. 2010, 04 agosto - pedido de parecer da Câmara Municipal de Braga sobre a eventual classificação do imóvel como de Interesse Municipal; 21 outubro - envio de elementos complementares de instrução pela Câmara Municipal de Braga; 2011, 17 janeiro - proposta da DRC do Norte no sentido de ser emitido parecer concordante com a classificação como de Interesse Municipal; 24 fevereiro - Despacho de concordância do director do IGESPAR, I.P.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria e alvenaria, rebocada e pintada ou aparente; placas em betão; revestimento da fachada principal, arcos, colunas e outros elementos em cantaira de granito; pavimento em cantaria, soalho flutuante e cerâmico; algerozes e guardas em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

OLIVEIRA, Catarina - «Imóvel sito na Avenida Central, n.º 134». In Direção Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/15020257), [consultado em 19 setembro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, finais - obras de restauro e adaptação a unidade hoteleira.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login