Casa da Quinta da Comenda / Palácio da Comenda / Casa do Conde Armand

IPA.00035799
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
 
Registo visualizado 355 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo fortificado

Descrição

Acessos

EN 10-4, ao km 6,780, no lugar do Outão

Protecção

Em vias de classificação (com Despacho de Abertura)

Enquadramento

Rural, isolado. Situa-se numa encosta densamente arborizada da serra da Arrábida, no cimo da ravina sobre o istmo formado pela confluência ra ribeira da Ajuda com o estuário do Sado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial senhorial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Particular

Afectação

Época Construção

Séc. 20, inícios.

Arquitecto / Construtor / Autor

Raul Lino (1903 - 1908)

Cronologia

1872, 09 março - a propriedade da Quinta da Comenda, no Outão, na serra da Arrábida, é adquirida pelo conde Ernest Armand (1829 - 1898), diplomata de carreira, viúvo, por essa data ministro plenipotenciário em Lisboa, por 5 contos de réis, a Henrique Maria Albino, morador em Beja; a propriedade dispunha, então, de um casa térrea erguida na falésia, na confluência da ribeira da Ajuda com o estuário do Tejo, erguida sob as fundações da antiga plataforma militar de São João; 1898, 08 março - no final da vida, retirado na sua terra natal, o conde de Armand faz uma escritura de doação da propriedade ao seu filho, o então visconde Abel Henri Georges Armand (1863-1919), que aí decide erguer uma nova casa para o que encomenda projeto ao jovem arquiteto Raul Lino (1897 - 1970); 1903, 10 de agosto - é publicado, no n.º 104 da "A Construção Moderna", o texto "Casa do Exmo. Sr. Conde de Armand na Quinta da Comenda em Setúbal - Arquitecto sr. Raul Lino", no qual é apresentado o projeto, "...A construção é feita num pequeno promontório, de luxuriante vegetação, sobranceiro ao rio Sado, em Setúbal, posição extremamente pitoresca, como podem atestá-lo aqueles que têm visto as ridentes margens do belo rio, junto à lida cidade de Bocage. No citado promontório existe actualmente uma velha casa, cujas paredes, em parte, se aproveitam pois foram levantadas sobre as muralhas de um antigo forte. As grandes varandas da nova construção deitam para sobre o rio...", em anexo ao texto de apresentação vinham os desenhos da casa, com as quatro fachadas e as plantas do subsolo, do rés-do-chão e do primeiro andar; 1908, junho - a obra estava concluída, como relata o artigo assinado por Henrique das Neves, publicado na revista "A Arquitectura Portuguesa", n.º 6, que, em três páginas, faz a apologia da nova edificação; 1919, abril - o conde Armand, que como capitão de cavalaria do 10º Regimento de Couraceiros participa na Primeira Grande Guerra, morre, passando a propriedade para a posse dos seus herdeiros, onde permanece até à década de 1940; 1952 - o registo da propriedade é feito em nome da Sociedade Agrícola da Quinta da Comenda de Mouguelas; c. 1980 - 2009 - a Quinta da Comenda é propriedade de António Xavier de Lima; 2017, 05 junho - é aberto o processo de classificação da casa da Quinta da Comenda e patrimínio móvel integrado (Anúncio n.º 78/2017, publicado no DR, 2.ª série, n.º 108)

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

FCG/BA: espólio Raul Lino

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login