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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
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Descrição
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CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP) e casa de habitação de pessoal. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com coberturas em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples, e sobreposta por chaminé. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com soco, cunhais e remate, em cornija, de cantaria, sendo rasgadas por vãos de verga reta, com a moldura a fazer ligeiro recorte na parte superior, e caixilharia formando bandeira. A fachada principal, virada a nascente, e a posterior são semelhantes, sendo rasgadas por dois portais e janela de peitoril central. Nas fachadas laterais, terminadas em empena, abrem-se olho de boi no topo e, na direita, portal, possuindo ainda toponímia em relevo, que surge igualmente na fachada posterior, virada à linha. No INTERIOR o espaço está dividido entre áreas de serviço, sala de espera e habitação do chefe de estação, composta por dois quartos, cozinha e sala. |
Acessos
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Vilas Boas, Lugar da Ribeirinha; EN 314; IC 5; Linha do Tua - Ponto quilométrico 33,895 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,367400, long.: -7,238785 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, adossado, inserido na povoação, no seu limite noroeste, perto do rio Tua e erguendo-se nas imediações um templo. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
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Devoluto |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003) |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1887, 29 setembro - inauguração da circulação da linha entre Tua e Mirandela, mas não prevendo a construção deste apeadeiro; 1903, agosto - já está aprovado o projeto de constução do apeadeiro de Ribeirinha, após uma pequena alteração, prevendo-se para breve o início das obras; 16 setembro - já está aprovado o orçamento relativo à sua construção; 2008, agosto - encerramento da circulação ferroviária no troço entre Tua e Cachão, após um acidente, e do edifício do apeadeiro. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes autónomas. |
Materiais
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Bibliografia
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«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, p. 134. |
Documentação Gráfica
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Fotográfica
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DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Administrativa
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal) |
Actualização
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