Apeadeiro Ferroviário de Ribeirinha

IPA.00035771
Portugal, Bragança, Vila Flor, União das freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no início do séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros e casa de habitação. O edifício de passageiros, seguindo a mesma tipologia da Estação Ferroviária do Mosca (v. IPA.00035975), tem planta retangular e fachadas de um piso, percorridas por socos de cantaria, cunhais e remates em cornija do mesmo material, e rasgadas por vãos retilíneos, moldurados, com recorte na zona superior das jambas, correspondendo nas fachadas principal e posterior a dois portais centrando janela. O espaço interior divide-se em zona destinada à habitação do chefe de estação e à área de serviço e do público. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

CONJUNTO composto por edifício de passageiros (EP) e casa de habitação de pessoal. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com coberturas em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples, e sobreposta por chaminé. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com soco, cunhais e remate, em cornija, de cantaria, sendo rasgadas por vãos de verga reta, com a moldura a fazer ligeiro recorte na parte superior, e caixilharia formando bandeira. A fachada principal, virada a nascente, e a posterior são semelhantes, sendo rasgadas por dois portais e janela de peitoril central. Nas fachadas laterais, terminadas em empena, abrem-se olho de boi no topo e, na direita, portal, possuindo ainda toponímia em relevo, que surge igualmente na fachada posterior, virada à linha. No INTERIOR o espaço está dividido entre áreas de serviço, sala de espera e habitação do chefe de estação, composta por dois quartos, cozinha e sala.

Acessos

Vilas Boas, Lugar da Ribeirinha; EN 314; IC 5; Linha do Tua - Ponto quilométrico 33,895 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,367400, long.: -7,238785

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, inserido na povoação, no seu limite noroeste, perto do rio Tua e erguendo-se nas imediações um templo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1887, 29 setembro - inauguração da circulação da linha entre Tua e Mirandela, mas não prevendo a construção deste apeadeiro; 1903, agosto - já está aprovado o projeto de constução do apeadeiro de Ribeirinha, após uma pequena alteração, prevendo-se para breve o início das obras; 16 setembro - já está aprovado o orçamento relativo à sua construção; 2008, agosto - encerramento da circulação ferroviária no troço entre Tua e Cachão, após um acidente, e do edifício do apeadeiro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Bibliografia

«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 528; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 71, p. 134.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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