Estação Ferroviária de Carviçais

IPA.00035719
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, Carviçais
 
Estação ferroviária da Linha do Sabor, construída no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros e do cais coberto fechado, adossados, (EP+CC), com as coberturas rematadas em larga aba comprida sobre travejamento de madeira, o edifício das instalações sanitárias, o de habitação de pessoal, depósito de água e toma de água que abastecia as locomotivas a vapor. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Pocinho (Linha do Douro) e a estação de Duas Igrejas.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Conjunto composto por edifício de passageiros e cais coberto adossados (EP+CC), ambos com cobertura de duas águas rematada em larga aba corrida, sobre travejamento de madeira, edifício das instalações sanitárias, habitação de pessoal e depósito de água em metal, apresentando a paisagem ferroviária ainda outros vestígios complementares, tais como calçada na plataforma de embarque e uma toma de água. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular e fachadas de um piso, rebocadas e pintadas, percorridas por soco de cantaria e silhar de azulejos policromos, de padrão fitomórfico, com cunhais em silharia fendida e friso envolvente de cantaria. A fachada principal surge virada a sul, rasgada por portais de arco abatido com fecho relevado, tendo a fachada posterior esquema semelhante. A fachada lateral esquerda apresenta inscrição toponímica relevada. INTERIOR com o espaço dividido entre as áreas de serviço e a de habitação do chefe de estação. CAIS COBERTO de planta retangular, tendo na fachada principal e posterior amplo portal, com porta de correr, entre janelas jacentes, todas de arco abatido e fecho saliente. Na fachada lateral possui porta descentrada de verga reta e inscrição toponímica relevada.

Acessos

Carviçais, EN 220; Largo da Estação. Linha do Sabor - Ponto quilométrico 33,472 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,182753; long.: -6,885398

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, junto à estrada nacional.

Descrição Complementar

Nas fachadas laterais do edifício de passageiros e do cais coberto existe a inscrição relevada"CARVIÇAIS".

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

FUNDIÇÃO: Minho e Douro Oficinas (1908).

Cronologia

1908 - data da feitura da toma de água, pelas Minho e Douro Oficinas; 1911, 17 setembro - inauguração da estação ferroviária de Carviçais; 1988, agosto - encerramento da estação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

«Ainda o que se fez nos Caminhos de Ferro em Portugal no ano de 1932». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 janeiro 1933, n.º 46, pp. 61-63; «Linhas do Estado». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 fevereiro 1934, n.º 47, p. 76; NUNES, José Sousa - «A Via e Obras nos Caminhos de Ferro em Portugal». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 junho 1949, n.º 62 pp. 418-422; «Parte Oficial». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto 1938, n.º 50, pp. 371-374; REIS, Francisco Cardoso dos, GOMES, Rosa Maria, GOMES, Gilberto, et al. - «Os Caminhos de Ferro Portugueses 1856-2006». In CP, Comboios de Portugal e Público -Comunicação Social S. A. P.. (2006), p. 62, 150; SOUSA, José Fernando de - «Pocinho a Miranda». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 agosto de 1903, n.º 16, pp. 251-253; SOUSA, José Fernando de - «As Linhas do Sabor, do Corgo e do Tâmega». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 janeiro 1935, n.º 47, pp. 39-40; SOUSA, José Fernando de - «Linha do Sabor: Inauguração do Troço de Mogadouro a Duas Igrejas». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 junho 1938, n.º 50, pp. 251-252; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 março 1958, n.º 70, pp. 134, 139; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, pp. 528-530.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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