Casa de Luísa Todi

IPA.00035648
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Casa de habitação setecentista, de características singelas, apresenta uma planta retangular, com três pisos (sendo um deles sótão), cobertura em telhado de duas águas, na fachada principal destaca-se, no primeiro piso, uma estreita varanda com guarda de ferro forjado estilo arte nova. A casa tem valor simbólico por nela ter habitado, nos seus primeiros anos de vida Luísa Todi (1753-1833), conforme assinalado num placa colocada na sua fachada principal.
 
Registo visualizado 277 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa corrente  

Descrição

Acessos

Bairro do Troino, Rua da Brasileira, n.º 49 e 51

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, conforme Deliberação de 20 dezembro 2007 da Assembleia Municipal de Setúbal

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, ocupa um lote regular perfeitamente inserido na malha urbana que lhe é coeva, no Bairro do Torino, conjunto residendcial de desenho ortogonal que se desenvolve a norte da Avenida Luísa Todi. Nas suas imediações destaca-se a Igreja Paroquial da Anunciada (v. IPA.00010267).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - construção; 1753 - nesta casa terá nascido Luísa Todi (1753-1833); 1953 - no segundo centenário do nascimento da artista, a Câmara Municipal de Setúbal manda colocar uma lápide comemorativa na fachada da casa, sob um medalhão com a efígie de Luísa Todi; 2004 - é adquirida pela autarquia com a finalidade de nela instalar um museu, núcleo documental e auditório; 2007, 20 dezembro - por deliberação da Assembleia Municipal é classificada como imóvel de Interesse Municipal; 2008, 12 setembro - por despacho do diretor do IGESPAR, I.P., o processo é encerrado por não ter valor nacional.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2016

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login