Tholos do Escoural

IPA.00035289
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Escoural
 
Anta megalítica do tipo tholos; construída muito provavelmente, tal como o vizinho Povoado Calcolítico, após o abandono da Gruta do Escoural (v. IPA.00002865) até então com utilização funerária, no final do Neolítico. O espólio votivo exumado, noneadamente c. de uma centena de placas de xisto, de grande interesse simbólico, é concordante com a cronologia do povoado calcolítico coevo, constituindo aquelas o que é considerado como o mais extenso espólio desta tipologia até hoje encontrado na Península Ibérica.
 
Registo visualizado 495 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta  Tholos  

Descrição

Planta composta por câmara circular alinhada a E., com c. 6m de diâmetro, revestida com pequenas lajes verticais e acessível por corredor e pequeno átrio.

Acessos

Herdade da Sala no Lugar de Fonte Nova, EN 370, entre Santiago do Escoural e Alto da Abaneja, a c. 5 km de Santiago do Escoural, desvio por caminho vicinal a E..

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público, Portaria n.º 646/2014, DR, 2.ª série, n.º 148 de 04 agosto 2014

Enquadramento

Rural, em cabeço, isolado, perto da Gruta do Escoural e do Povoado Calcolítico vizinho (v. IPA.00002865), localizado numa vasta faixa calcária abundante em afloramentos graníticos e na qual se localizam alguns dos mais importantes monumentos megalíticos de Portugal como o Cromeleque de Almendres (v. IPA.00003946) e a Anta Grande do Zambujeiro (v. IPA.00001233).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Época megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável.

Cronologia

4000 a.C. - 3000 a.C. - construção; 1960, década de - escavações arqueológicas realizadas no âmbito da actividade arqueológica do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian; 2003, 23 maio - Despacho de homologação como IIP - Imóvel de Interesse Público.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Bibliografia

SANTOS, Manuel Farinha dos, «Notícias - A necrópole de tipo "tholos" de Santiago do Escoural». O Arqueólogo Português, 3.ª série, vol.1, Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, 1967, pp. 107-113 (não consultada); SANTOS, Manuel Farinha dos e FERREIRA, O. da Veiga, «O Monumento Eneolítico de Santiago do Escoural». O Arqueólogo Português, 3.ª série, vol.13, Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, 1969, pp. 37-62 (não consultada).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login