Edifício no Campo do Trasladário / Centro Municipal de Informação e Turismo

IPA.00003516
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, União das freguesias de Arcos de Valdevez (São Paio) e Giela
 
Palacete urbano provavelmente construído no início do séc. 20, num estilo de transição entre o eclectismo e a arte nova, com a típica eliminação das arestas vivas, que passam a abrir-se em janelas mais amplas e com varandas, geralmente encimadas por águas furtadas mais largas, onde se procede ao próprio coroamento do prédio. Caracteriza-se ainda pela utilização de alguns revivalismos, nomeadamente o neobarroco, observável no emprego das aduelas sobre os vãos.
Número IPA Antigo: PT011601410027
 
Registo visualizado 148 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta rectangular, de volumes simples, com 2 pisos e águas-furtadas, sendo o 1º reservado a estabelecimentos comerciais e os outros a habitação. Frontespício com lambril de granito, tendo no 1º piso 2 janelas laterais, porta de garagem, de arco pleno, e porta com 2 janelas, também enquadradas por arco pleno e, ao centro, porta de verga recta com bandeira, todas elas com aduelas marcadas e intercaladas por painéis de cor ocre; 2º piso com 4 janelas de bandeira dispostas alternadamente e envolvidas por moldura superiormente mais largas. Fachada lateral com 3 portas de aduelas, intercaladas por painéis no 1º piso e 2 janelas iguais no 2º; o cunhal é suavisado por pilastras de aresta curva tendo no 2º piso janela de sacada ondulada com balaústres de cantaria, sobre a qual assentam 2 colunas, que suportam estrutura balaustrada, sobrepujada por varanda da janela das águas furtadas, a qual é aqui rematada por pano de muro terminado de forma quadrangular. Cornija sobre modilhões dispostos 2 a 2 regularmente. Janelas das águas-furtadas do frontespício com balaustrada.

Acessos

São Paio, Avenida do Trasladário, Rua 25 de Abril. VWGS84 (graus decimais): lat.: 41,845182; long.: -8,417945

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Implanta-se de gaveto frente a jardim público e virado para o rio Vez, tendo na fachada posterior pequeno quintal vedado por muro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Comercial e turística: posto de turismo

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20, ínicio - Provável construção; 1990, década - vendido pelos herdeiros de António Gaspar Pires à Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; 1990, 05 julho - Despacho de homologação do Secretário de Estado da Cultura como de Interesse Municipal; posteriormente o procedimento de classificação do imóvel é encerrado.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; soco, pilastras, frisos e cornijas, molduras dos vãos e outros elementos em cantaria de granito; guardas em ferro; janelas com vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

CARVALHO, Manuel Rio de - «Revivalismos e eclectismos». In História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, vol. 11, pp. 11-27; CARVALHO, Manuel Rio de - «Arte Nova». In História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, vol. 11, pp. 153 - 171.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

Observações

As ferragens da loja foram compradas na loja de José Maria Pires, da Rua da Mouraria, n.º 3, Lisboa.

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login