Cadeia de Paredes de Coura

IPA.00003515
Portugal, Viana do Castelo, Paredes de Coura, União das freguesias de Paredes de Coura e Resende
 
Arquitectura prisional, oitocentista. Cadeia de planta rectangular simples, construída para membros de ambos os sexos, com fachadas rebocadas e pintadas, com cunhais em alhetas, terminadas em friso e cornija e rasgadas regularmente por vãos rectilíneos de molduras recortadas. Fachada principal rasgada por portal ladeado por duas janelas de peitoril. Cadeia de pequenas dimensões e estrutura simples, dinamizada pela colocação de alhetas nos cunhais e pelas molduras recortadas, com jogos de linhas rectas, nos vãos. A fachada principal e a posterior apresentam o mesmo esquema de fenestração, mas a principal é mais rica, sendo rematada por ameias decorativas e espaldar com brasão nacional; na posterior, abriu-se também mais recentemente um óculo, sem moldura.
Número IPA Antigo: PT011605160009
 
Registo visualizado 647 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Prisional  Cadeia    

Descrição

Planta rectangular irregular, composta por dois corpos, um mais antigo correspondente à antiga cadeia, e um mais moderno, adossado à fachada lateral direita do anterior. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas sobre o corpo da cadeia e em terraço com clarabóia envidraçada no mais recente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de um piso, o da antiga cadeia com embasamenteo de cantaria de silhares irregulares, alhetas nos cunhais e terminadas em cornija sobreposta por beirado simples, e o corpo mais moderno com silhar de azulejos recentes formando enchaquetado e terminadas em friso, pintado de branco. Fachada principal terminada em cornija encimada por ameias decorativas com chanfro, tendo ao centro espaldar rectangular, definido por pilastras, terminado em cornija contracurvada e decorado com brasão nacional, coroado, envolvido por paquife. É rasgada por portal de verga recta, com moldura recortada, acedido por escada de quatro degraus, ladeado por duas janelas de peitoril rectilíneas, gradeadas e com molduras iguais. Fachada lateral esquerda rasgada regularmente por quatro janelas rectilíneas, gradeadas, com molduras recortadas. Fachada posterior terminada em empena, rasgada por portal central, sobrelevado e sem degraus de acesso, de verga recta, ladeado por duas janelas de peitoril, gradeadas, todos com molduras recortadas, sendo encimado por grande óculo circular, sem moldura, envidraçado. O corpo moderno adossa-se recuado relativamente à fachada principal, sendo rasgado por janelas de peitoril rectilíneas com molduras simples. Na sua fachada lateral direita, abrem-se três vãos longilíneos rectangulares, com molduras de cantaria. Na fachada posterior, onde forma recanto com falso alpendre assente em coluna, abre-se uma outra janela semelhante, mas sem moldura e duas frestas, também sem moldura. INTERIOR de espaço muito modificado e adaptado às novas funções, com o emprego de novos materiais.

Acessos

Paredes de Coura, Largo Visconde de Moselos. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,912424; long.: -8,560228

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação harmónica no centro da vila, paralelo à estrada. Junto à fachada principal e lateral direita, desenvolve-se praça, pavimentada em calçada à Portuguesa, formando motivos geométricos, onde se ergue o Pelourinho (v. PT011605160003). Na proximidade implanta-se ainda o edifício da Câmara Municipal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Prisional: cadeia

Utilização Actual

Cultural e recreativa: edifício multiusos / Comercial e turística: posto de turismo

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1892 / 1895, entre - Durante gerência Municipal do Conselheiro Miguel Dantas arrasou-se a antiga cadeia e construiu-se a actual, tendo-se então gasto nas obras 3 274$555 rs; 1971, 18 Junho - Decreto-Lei n.º 265/71 (MJ/MOP), estipula uma zona de protecção de 50m em redor do edifício; 1973, 7 Agosto - Portaria n.º 534/73, do MJ, extingue a cadeia a partir de 1 de Outubro, passando a Comarca a ser servida pelo Estabelecimento Prisional Regional de Viana do Castelo; 1975, Julho - Despacho do Secretário de Estado da Cultura e Educação determinando a classificação do antigo edifício da cadeia como Imóvel de Valor Concelhio; 2003, 13 Agosto - Portaria n.º 832/2003, do MOPTH, anula as zonas de protecção e ónus que afectavam o edifício da cadeia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; estrutura do corpo recente com betão; molduras dos vãos, frios, cornijas, espaldar e alhetas em cantaria de granito; grades de ferro; vidro simples; portas e caixilharia de madeira; silhar de azulejos.

Bibliografia

CORREIA, José, Paredes de Coura, Vila Nova de Famalicão, 1957; CUNHA, Narciso C. Alves da, No Alto Minho. Paredes de Coura, Braga, 1979.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSARH (PT DGEMN:DSARH-004-0291/9)

Intervenção Realizada

1960 - obras de reparação.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login