Castelo de Vila Nova de Foz Côa / Torre do Relógio de Vila Nova de Foz Côa

IPA.00034942
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa
 
Torre provavelmente de origem medieval reconstruída no séc. 19. Apresenta planta quadrangular com cobertura em terraço, protegido por gradeamento de ferro, rasgada por porta em arco abatido.
 
Registo visualizado 158 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Castelo    

Descrição

Planta quadrangular, de volume simples e desenvolvimento vertical, com cobertura em terraço, protegido por guardas de ferro forjado. Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, marcada por cunhais em cantaria de granito, rematada em friso e cornija. Fachadas assinaladas por três registos, sendo o primeiro em cantaria de granito, com juntas salientes, pintadas de branco, rasgado na fachada principal por porta em arco abatido que se estende até ao segundo registo, localizada a cota superior à via, acessível por dois degraus adossados à fachada, e na fachada lateral esquerda, rasga-se pequena fresta de arejamento; no segundo registo apresenta na fachada lateral direita fresta quadrada emoldurada, em capialço e mostrador de relógio de sol em pedra de granito, também quadrangular. O terceiro e último registo, separado por friso arredondado de granito, é suavemente recuado e apresenta nas quatro faces mostrador de relógio circular. INTERIOR com escadas de madeira que conduzem à cobertura.

Acessos

Rua do Castelo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Ergue-se na denominada zona do castelo, adaptada ao acentuado desnível de implantação. A envolvente constitui o núcleo urbano mais antigo da cidade, encontrando-se atualmente bastante descaracterizado. Relativamente próximo desenvolve-se a Praça do Município onde se ergue a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa / Antigo Tribunal e Cadeia (v. IPA.00018570), a Igreja Paroquial de Vila Nova de Foz Côa / Igreja de Nossa Senhora do Pranto (v. IPA.00001531) e o Pelourinho de Foz Côa (v. IPA.00001530).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: castelo

Utilização Actual

Comunicações: torre do relógio

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15 (conjectural) / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 15 - construção do castelo no reinado de D. Afonso V., restando atualmente apenas alguns panos de muralha; provável construção da torre, que se pensa ter pertencido ao conjunto amuralhado; séc. 19 - reconstrução.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em pedra, pintada e rebocada; embasamento, nolduras dos vãos e mostrador de relógio em cantaria de granito à vista; guardas em ferro forjado; sinos metálicos.

Bibliografia

COIXÃO, António do Nascimento Sá e TRABULO, António Alberto Rodrigues - Por terras do concelho de Foz Côa. Subsídios para a sua história. Estudo e inventário do seu património. Vila Nova de Foz Côa, 1995; LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho - Portugal Antigo e Moderno. Lisboa: Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 1886 vol. XI.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 19, finais - obras de restauro e colocação de relógio e sino.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe e Sónia Basto 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login