Núcleo urbano da cidade de Macau / Centro histórico de Macau

IPA.00034933
China, Macau RAE, Macau, Macau
 
Núcleo urbano sede administrativa. Cidade situada em margem fluvial. Vila moderna de fundação régia portuguesa. Núcleo fundacional implantado em colina com fortaleza.
 
Registo visualizado 305 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Cidade  Cidade moderna  Cidade fortificada   

Descrição

Acessos

Zhuhai pela Rua Yue Hua lu; Ilha de Taipa pelas pontes de Sai Van, Governador Nobre de Carvalho e da Amizade.

Protecção

Património Mundial - UNESCO, 2005

Enquadramento

Situado em margem fluvial. A cidade de Macau pertence à região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China (RAEM) e é constituída pelas duas ilhas de Taipa e Coloane e pelo istmo de Cotai. Está implantada numa península, localizada a O. da foz do rio das Pérolas, que faz fronteira com a zona económica especial de Zhuhai a N. e a O. e com Hong Kong a E., de onde dista 60 km. A localização estratégica de Macau no comércio entre o oriente e ocidente favoreceu intercâmbios entre os territórios de Goa, Malaca e o Japão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1553/1554 - os portugueses estabeleceram-se provisoriamente em Macau; 1585 - Macau foi feita cidade com título do nome de Deus, o rei deu-lhe por armas a cruz de Cristo e outras liberdades e privilégios de que gozava a cidade de Évora, o vice-rei da Índia era D. Francisco Mascarenhas; séc. 16 - Macau é um importante entreposto comercial entre a China, a Europa e o Japão; 1617/1626 - construção da fortaleza de São Paulo do Monte, projetada pelo padre Jerónimo Rho e por Francisco Lopes Carrasco, capitão de guerra; era o eixo de defesa da cidade contra uma possível ameaça por terra ou por mar; 1635 - António Bocarro dedica a D. Filipe III o "livro das plantas de todas as fortalezas, cidades e povoações do estado da Índia oriental" com ilustrações de Pedro Barreto de Resende que desenhou uma planta de Macau, a descrição da povoação começa "cidade do nome de Deus está em altura de vinte e dois graus e muito da banda do norte sita na ponta austral duma península, na costa do reino da China, na fralda do mar, na província de Cantão, uma das quinze em que se divide este grande reino do estado de Nanpan" e acrescenta que existem 850 famílias de portugueses, um capitão geral e 150 soldados, um ouvidor, um meirinho, mercadores ricos e ainda marinheiros, pilotos e mestres que viajam pelo Japão, Manila, Solor, Macassa e Cochinchina; 1887 - a China reconheceu oficialmente a soberania e a ocupação portuguesa de Macau através do Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português; 1966, 3 dezembro - Portugal renunciou à sua ocupação perpétua de Macau; 1999, 20 dezembro - Macau tornou-se uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China; 2005, 15 julho - o Centro Histórico de Macau foi inscrito na lista de Património Mundial com base nos critérios (ii), (iii), (iv) e (vi).

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

CID, Isabel - O livro das plantas de todas as fortalezas, cidades e povoações do estado da Índia oriental de António Bocarro. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992; DIAS, Pedro - História da Arte Portuguesa no mundo (1415-1822). Lisboa: Circulo de Leitores, 1988; DIAS, Pedro - Arte de Portugal no Mundo, Extremo Oriente. Tipografia Peres, 2009; MATTOSO, José (dir.) - Património de origem portuguesa no mundo, arquitetura e urbanismo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

Documentação Gráfica

Biblioteca Pública de Évora: Códice CXV / 2-1, Livro das plantas de todas as fortalezas de António Bocarro.

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rita Vale 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login