Casa com Padieira Manuelina da Assureira

IPA.00003468
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, União das freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro
 
Casa com verga manuelina geminada, decorada com uma vieira e duas estrelas em alto relevo, constituindo os únicos elementos de estilo manuelino conhecidos na freguesia. A padieira e o fragmento de entablamento com boleados deverão corresponder a um primitivo edifício da Capela de São Brás, classificada como Imóvel de Interesse Público, que ladeia o mais importante caminho de ligação às inverneiras.
Número IPA Antigo: PT011603020031
 
Registo visualizado 489 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de planta rectangular com verga manuelina geminada, decorada com uma vieira e duas estrelas em alto relevo. Integra a janela virada a N., junto ao telhado e abrindo para um terraço que encima um alpendre, de uma casa em silhares de granito. Uma casa fronteira, em alvenaria de granito, integra na fachada um pequeno fragmento de entablamento granítico com boleados.

Acessos

Castro Laboreiro, EN 202 (Melgaço - Lamas de Mouro), EN 203-3 até Castro Laboreiro, EM para Ribeiro de Baixo. Caminho para poente em direcção à inverneira da Assureira

Protecção

Incluído no Parque Nacional da Peneda do Gerês

Enquadramento

Rural, ladeando o caminho principal que atravessa a inverneira da Assureira. Para E. estende-se um pequeno vale com campos agricultados, para S. desenvolve-se um carvalhal e para O. erguem outras casas do lugar.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época de talhe e provável integração na Capela de São Brás, a que deverão pertencer os fragmentos manuelinos; séc. 18 - época provável de restauro da capela sem integração da padieira e outros elementos manuelinos; séc. 20 - época provável de integração da padieira e fragmento de entablamento nas casas de habitação onde actualmente se encontram.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em granito.

Bibliografia

LIMA, Alexandra C. P. S. - «Castro Laboreiro. Povoamento e organização de um território serrano». In Cadernos Juríz / Xurés. 1996, vol. 1.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login